3ª Semana Nacional de Arquivos

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) está participando da III Semana Nacional de Arquivos, proposta pelo Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa. Durante a Semana, arquivos e centros de memória e documentação de todo país serão abertos para a cultura e divulgação dos trabalhos desenvolvidos, com o objetivo de ampliar a visibilidade destas instituições e sua inserção na sociedade.

A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027). A data escolhida para a realização do evento é a semana em que é celebrado o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho. A data foi instituída pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, realizada em Québec, em novembro de 2007. Foi em 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos.

No Estado de São Paulo, algumas das mais expressivas instituições arquivísticas, entre elas, o Arquivo Público do Estado, juntam suas energias para organizar ato comemorativo desta importante data, a fim de difundir para toda sociedade a importância estratégica da gestão, organização e preservação dos arquivos.

Entre os dias 3 e 7 de junho, quatro eventos irão discutir os seguintes temas: Arquivística fundamentos e formação profissional, Acessibilidade em documentos de arquivo, Gestão documental e Acesso à informação, Transparência e memória.

Esta série de eventos promovidos e apoiados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo é realizada em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Memorial da Inclusão, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Senado Federal, Ministério Público, Câmara Municipal de Araraquara, Câmara Municipal de Limeira, e também a Rede de Arquivos de São Paulo (REDARQ-SP).

03 DE JUNHO
Seminário “ Arquivística: Fundamentos e Formação Profissional”
INSCRIÇÕES
SOBRE O EVENTO
04 DE JUNHO
Oficina “Acessibilidade em Documentos de Arquivo”
INSCRIÇÕES
SOBRE O EVENTO
05 DE JUNHO
21º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação.
INSCRIÇÕES
SOBRE O EVENTO
07 DE JUNHO
Seminário “Transparência e Memória”
INSCRIÇÕES
SOBRE O EVENTO
Dia 03 de Junho - Seminário “Arquivística: fundamentos e formação profissional”
Seminário “Arquivística: fundamentos e formação profissional”
03 DE JUNHO
SOBRE

O Seminário “Arquivística: fundamentos e formação profissional” acontece no auditório do Arquivo Público do Estado de São Paulo, em 3 de junho, das 14h00 às 17h00. O objetivo do seminário é apresentar um panorama de princípios fundamentais da arquivologia, colocando em discussão as diferentes abordagens das escolas do pensamento arquivístico e seu impacto no processo de formação e atualização dos profissionais da área.

Programação

Tarde

13h30 - Credenciamento

14h00 - Abertura

Fernando Padula Novaes
Coordenador do Arquivo Público do Estado – APESP

Camila Brandi de Souza Bentes
Diretora do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo – APESP

14h30 - Mesa: “Arquivística: fundamentos e formação profissional”

Ana Maria Camargo
Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH-USP.

Marcia Pazin
Professora Doutora do Departamento Ciência da Informaçãoda Universidade Estadual Paulista – UNESP-Marília

Maria Leandra Bizello
Professora Doutora do Departamento de Ciência da Informação – UNESP-Marília

Natália Marinho do Nascimento
Professora Substituta do Curso de Arquivologia – UNESP-Marília

16h00 - Debate

Ieda Pimenta Bernardes (mediação)
Diretora Técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – APESP

17h00 - Encerramento


Para mais informações, contate: (11) 2089-8123 ou editoria@arquivoestado.sp.gov.br

LOCALIZAÇÃO
Auditório do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana - SP
INSCRIÇÃO

Inscrições Encerradas

REALIZAÇÃO
Dia 04 de Junho - Oficina “Acessibilidade em documentos de arquivo”
Oficina “Acessibilidade em documentos de arquivo”
04 DE JUNHO
SOBRE

A Oficina “Acessibilidade em Documentos de Arquivo” acontece no Memorial da Inclusão, em 4 de junho, das 14h30 às 17h. Voltada a profissionais de arquivo/centro de documentação para qualificar o atendimento a consulentes com deficiência, esta oficina visa discutir as diversas possibilidades de como acessibilizar documentos de arquivo.

Programação

OFICINA DE ACESSIBILIDADE EM DOCUMENTOS DE ARQUIVO

Oficina conduzida por Irta Silva – Bibliotecária, responsável pelo Centro de Documentação do Memorial da Inclusão

14h30 às 17h00

  • Exposição de conceitos de acessibilidade de conteúdo, nos arquivos;
  • Apresentação de ferramentas digitais e físicas para acessibilidade razoável;
  • Proposta para que os participantes acessiblizem alguns documentos selecionados do Centro de Documentação do Memorial
    da Inclusão e do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
LOCALIZAÇÃO
Local: Memorial da Inclusão (próximo ao Metrô Barra Funda)
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, São Paulo/SP.
INSCRIÇÃO
https://forms.gle/FoBSg1AXVhwRnAWW7

Para mais informações, contate:(11) 5212-3727 | 3700 ou memorial@sedpcd.sp.gov.br

REALIZAÇÃO
APOIO
Dia 05 de Junho - 21º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação
21º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação
05 DE JUNHO
SOBRE

O 21º Encontro Paulista sobre “Gestão Documental e Acesso à Informação” acontece na Unidade Regional de Araraquara do Tribunal de Contas do Estado, em 5 de junho, das 9h00 às 16h30. O encontro tem por objetivo oferecer às prefeituras e câmaras municipais paulistas fundamentos legais e técnicos para a criação de Arquivos Públicos Municipais, para a implementação de políticas municipais de gestão documental e para a difusão e o efetivo cumprimento do direito de acesso à informação pública, conforme o estabelecido na Constituição Federal e nas Leis nº 8.159/1991 e nº 12.527/2011, de forma a assegurar o direito essencial para o pleno exercício da cidadania, o controle das finanças e a transparência administrativa, bem como a preservação do patrimônio documental.

09h00 - Credenciamento

09h30 - Abertura

Fernado Padula Novaes
Coordenador do Arquivo Público do Estado – APESP

E outras autoridades convidadas.

10h00 - Ministério Público e Acesso à Informação

Dr. Herivelto de Almeida
4º Promotor de Justiça de Araraquara
Ministério Público do Estado de São Paulo

11h00 - O Programa de Gestão Arquivística e Preservação da Memória do Senado Federal

Samanta Nascimento da Silva Santos
Chefe do Serviço de Consultoria Técnica Arquivística – SGIDOC – COARQ
Senado Federal

12h00 - Perguntas / Plenária

12h30 - Almoço (Livre)

14h00 - Fiscalização e Orientações Referentes ao Portal da Transparência

Paulo Massaru Uesugi Sugiura
Diretor Técnico
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

15h00 - Mobilizar para Acontecer: O Papel Fundamental dos Recursos Humanos em uma Gestão Documental Eficiente

Giane Boscolo
Chefe do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos
Câmara Municipal de Limeira

16h00 - Perguntas / Plenária

16h30 - Encerramento

LOCALIZAÇÃO
Unidade Regional de Araraquara do Tribunal de Contas do Estado
Dr. Euclides da Cunha Viana, 551 - Jd Santa Mônica, Araraquara - SP, CEP 14801-089
INSCRIÇÃO
https://www4.tce.sp.gov.br/ecp/cursos

Inscrições Gratuitas. Vagas Limitadas.

REALIZAÇÃO
APOIO
ORGANIZAÇÃO

Centro de Assistência aos Municípios
Escola Paulista de Contas Públicas

Dia 07 de Junho - Seminário “Transparência e Memória”
Seminário “Transparência e Memória”
07 DE JUNHO
Sobre

O Seminário “Transparência e Memória” acontece no auditório Maria de Lourdes Sekeff do Instituto de Artes UNESP, em 7 de junho, das 14h00 às 17h00. Este evento é organizado pela Rede de Arquivos do Estado de São Paulo (REDARQ), em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos. E tem o objetivo de promover o debate sobre os avanços da tecnologia, a instituição da Lei de Acesso à Informação e suas respectivas consequências para o cotidiano dos arquivos.


O seminário também contará com transmissão ao vivo através do link https://video.unesp.br/cedem

Programação

Tarde

13h30 - Credenciamento

14h00 - Abertura

Sônia Troitino - UNESP

Marcelo Chaves - REDARQ

14h15 - Conferência: “O Acesso à Informação no Brasil: Etapas Evolutivas de um Direito Cidadão”

Jaime Antunes da Silva – Professor do Curso de História da UERJ, regente das disciplinas de Arquivística e Paleografia, da Área de Teoria e metodologia da História.

15h15 - Palestra: “ A Digitalização como Ferramenta de Preservação e Transparência em Acervos Arquivístico”

Humberto Celestino Innarelli - Diretor Técnico do Arquivo Edgard Leuenroth/IFCH – UNICAMP e Professor da Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC-AM)

Antonio Carlos Galdino - Debatedor / Mediador
Coordenador Setorial do Arquivo Municipal de Campinas

17h00 - Encerramento

LOCALIZAÇÃO
Auditório Maria de Lourdes Sekeff do Instituto de Artes - UNESP
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 - Barra Funda - São Paulo/SP
INSCRIÇÃO

https://www.cedem.unesp.br/#!/evento2

Para mais informações, contate: (11) 3116-1701 ou www.cedem.unesp.br

Haverá certificado para os participantes presenciais.

PROMOÇÃO
REALIZAÇÃO
APOIO