Os processos da preservação do patrimônio cultural paulista

O acervo do Condephaat

Autores

  • Deborah Regina Leal Neves Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo
  • Elisabete Mitiko Watanabe Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo
  • Haike Roselane Kleber da Silva Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo

Palavras-chave:

tombamento, patrimônio cultural, registro, acervo documental

Resumo

A política de reconhecimento do patrimônio paulista é feita por meio de três instrumentos legais: o tombamento, o registro e a declaração de lugar de interesse cultural. Como ação de governo, ela é formalizada em documentos, sendo o mais conhecido o processo de tombamento. Recentemente foi recolhido ao Arquivo Público rico acervo no qual se encontram os referidos processos, além de atas das sessões do Condephaat. Este artigo busca oferecer ao leitor um panorama sobre esse conjunto documental no que se refere à sua constituição legal e administrativa; indicar estudos que se utilizaram desse conjunto como fonte de pesquisa; chamar a atenção para processos emblemáticos, e apresentar reflexões que podem ser exploradas em futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Deborah Regina Leal Neves, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo

Doutora em História pela Unicamp, técnica da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Elisabete Mitiko Watanabe, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo

Mestre em História pela PUCSP, diretora técnica da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo

Haike Roselane Kleber da Silva, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo

Doutora em História pela UFRGS, diretora técnica da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Neves, D., Watanabe, E., & Silva, H. (2022). Os processos da preservação do patrimônio cultural paulista: O acervo do Condephaat. Revista Do Arquivo, (14), 76–87. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/43

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.