O impacto das atas de apuração da Justiça Eleitoral paulista na Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog

Autores

  • Alício Reginatto Júnior Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)
  • Claudia Campos de Araújo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)
  • José D’Amico Bauab Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)
  • José Washington Silva Assis Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)

Palavras-chave:

ditadura do Estado Novo, memória político-eleitoral, restituição simbólica de mandatos parlamentares

Resumo

O artigo analisa o papel das atas oficiais de apuração das eleições realizadas pela Justiça Eleitoral paulista sobre a Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog (2013-2014) em dois momentos-chave na história da cidade: as eleições para vereador de 1936 e 1947. Para melhor contextualizar a importância desses documentos, o artigo oferece um panorama de ambas as eleições e detalha a  cronologia dos trabalhos  sobre este assunto.

Biografia do Autor

Alício Reginatto Júnior, Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em interpretação e produção de textos pelas Faculdades São Luís de Jaboticabal, técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), lotado no Centro de Memória Eleitoral (CEMEL)

Claudia Campos de Araújo, Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)

Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie e geógrafa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); especialista em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e gestão ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com certificação no Programa Formativo da Casa Mário de Andrade em patrimônio, memória e gestão cultural – analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), lotada no Centro de Memória Eleitoral (CEMEL)

José D’Amico Bauab, Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) – analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e gestor do Centro de Memória Eleitoral (CEMEL)

José Washington Silva Assis, Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)

Licenciado em Educação Artística – Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Comunicação Empresarial e Institucional pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), técnico em produção audiovisual pela Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho (ETEC-JRM), diretor cinematográfico pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estado de São Paulo (SINDCINE) – técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), lotado no Centro de Memória Eleitoral (CEMEL)

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Reginatto Júnior, A., Araújo, C., Bauab, J., & Assis, J. W. (2022). O impacto das atas de apuração da Justiça Eleitoral paulista na Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog. Revista Do Arquivo, (14), 65–74. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/32

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.