Intérpretes do acervo
Apresentação

Resumo:

A seção Intérpretes do Acervo traz relatos fascinantes sobre pesquisas em arquivos, em especial no rico acervo do Arquivo do Estado, com ótimas dicas das entrevistadas. Nesta edição, mais três depoimentos de mulheres pesquisadoras com suas distintas experiências, apresentando objetos de estudos muito interessantes.
Jornalista apaixonada por contar histórias, Amanda Rossi, mergulha no passado e revela histórias que estão esperando para serem contadas, ou descobertas, ou relembradas e nos mostra a realidade dessas revelações guardadas em documentos de arquivo.
Christina Lopreato, historiadora relata sua impressionante epopeia para reconstruir, por meio de pesquisas nas hemerotecas dos arquivos, as mobilizações dos trabalhadores contra a carestia de vida e as condições aviltantes do trabalho que levaram à deflagração da greve geral de 1917.
Por fim, a historiadora e pesquisadora apaixonada pela história do atual Sul de Minas Gerais Rafaela Ferreira, revela sua incursão na cartografia e documentos textuais do período de governo de Morgado de Matheus, em busca das fronteiras entre São Paulo e Minas Gerais, entre os anos de 1765 e 1774.