Reflexões sobre a importância da avaliação da massa documental acumulada baseada na experiência metodológica do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Autores

  • Shanna de Oliveira Rangel Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)
  • Eliana Martinelli Avagliano

Palavras-chave:

Documento Arquivístico, Gestão Documental, Avaliação, Massa Documental Acumulada, Metodologia de MDA

Resumo

O presente artigo objetiva debater o problema da Massa Documental Acumulada (MDA), realizando uma reflexão sobre os desafios da gestão documental e a importância da avaliação. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica e, com base no método qualitativo, utilizou-se a pesquisa documental e de cunho exploratório, tendo como metodologia o estudo de caso, por meio da experiência do Arquivo Público do Estado de São Paulo na execução das atividades de avaliação da MDA, sendo este tema central. O presente estudo resultou em potente metodologia de aplicação, destacando-se a pertinência desta e levando em consideração a sua emergência nos dias atuais. Espera-se que o estudo e os seus resultados possam servir de alcance a estudiosos e profissionais que debatem e atuam na área, não se esgotando a contribuições futuras, mas dando continuidade à reflexão.

Biografia do Autor

Shanna de Oliveira Rangel, Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)

1 Graduada em Serviço Social (UFES-2014) e Arquivologia (UFES-2019). Mestre em Política Social (UFES-2018). Diretora Técnica I do Núcleo de Apoio Logístico (NAL) /CAA/ DGSAESP/APESP. E-mail: sorangel@sp.gov.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0994537245605658.

Eliana Martinelli Avagliano

Graduada em História (UNESP/Campus Assis - 1998). Mestre em Educação (PUC/SP - 2003). Diretora Técnica II do Centro de Arquivo Administrativo (CAA) /DGSAESP/APESP. 

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Rangel, S., & Avagliano, E. (2021). Reflexões sobre a importância da avaliação da massa documental acumulada baseada na experiência metodológica do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Revista Do Arquivo, (13), 34–47. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/54

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.