Política de saúde - política de segurança

Manicômio judiciário, entre o hospital e a prisão

Autores

Palavras-chave:

manicômio judiciário, saúde mental, prisão, periculosidade

Resumo

O artigo objetiva apresentar a trajetória do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Professor André Teixeira Lima, comumente conhecido como Manicômio Judiciário de Franco da Rocha desde o seu nascimento até o início do período da redemocratização no Brasil. A pesquisa foi realizada com base na análise de documentos históricos, jornais da época, revisão bibliográfica e entrevistas com funcionários e ex-funcionários. Evidenciou-se que a história da instituição é marcada por uma dupla força: o discurso psiquiátrico que justifica a reclusão com a busca da cura psíquica e o discurso jurídico, que tem na punição da infração seu argumento para a prisão. Desta maneira, a instituição encontra dificuldade na incorporação dos princípios dos direitos humanos..

Biografia do Autor

Maria Izabel Sanches Costa

 Cientista Social, doutora em Saúde Pública pela USP e pesquisadora do CEBRAP.

Referências

ENGEL, Magali. Os Delírios da Razão: Médicos, Loucos e Hospício. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2001.

BRASIL. Código de Processo Penal. Câmara dos Deputados: 1890.

CARRARA, Sergio. Crime e Loucura: o aparecimento do manicômio judiciário na passagem do século. São Paulo: Edusp, 1998.

COSTA, Maria Izabel Sanches. Saúde mental e os novos paradigmas de cidadania e inclusão social na sociedade contemporânea. [Tese de Doutorado]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; 2016.

SILVA, Antônio Carlos Pacheco e. O Manicômio Judiciário do Estado de São Paulo (Histórico, Instalação, Organização, Funcionamento). São Paulo: 1935.

TARELOW, Gustavo Querodia. Entre Comas, Febres e Convulsões. Os tratamentos de choque no Hospital do Juquery (1923 - 1937). Ed. UFABC, 2015.

TAVOLARO, Douglas. A casa do delírio: reportagem no Manicômio Judiciário de Franco da Rocha. 2a. Ed. São Paulo: SENAC, 2002.

ANÔNIMO. Rebelião no Manicômio. Folha de S. Paulo, São Paulo, 11 jan. 1983. Caderno, p. 11

________. JUIZ denuncia a crise bi Manicômio. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 25 abr. 1978, p.21.

________. Apontado falta de pessoal no Manicômio. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 21 set. 1977, p.16.

HATOI. Elza. Comissão procura ossada no Juquery. Diário Popular, São Paulo, 07 Jun. 1991, p.2.

ABRAMO. Flúvio. Excesso de centralização administrativa causa principal decadência do Juqueri. Diário de S. Paulo São Paulo, 5 maio. 1955, p.9

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Costa, M. I. S. (2017). Política de saúde - política de segurança: Manicômio judiciário, entre o hospital e a prisão. Revista Do Arquivo, (5), 144–160 (116. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/203

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.