A Cigarra ilustra o dia–a–dia da Paulicéia
"Leveza e graça" era o lema da Cigarra, que tinha como compromisso entreter, divertir e agradar os seus leitores.
Veja aqui.
Notícias Gráficas mobiliza trabalhadores
No breve intervalo democrático de 1945 a 64, um jornal sindical chama seus leitores à luta.
Veja aqui.
A Vida Moderna abre mais espaço à publicidade
Nos anos 1910 as revistas de variedades abriram espaços privilegiados para os reclames — como eram chamados, na época, os anúncios. Inserida neste contexto, a revista A Vida Moderna participou ativamente da construção de novos formatos da imprensa paulistana.
Com circulação quinzenal, A Vida Moderna foi publicada no período de 1907 a 1925, e esteve entre as revistas de maior vendagem em São Paulo. Em suas páginas o conteúdo escrito era ilustrado com fotografias mostrando as personalidades da sociedade e do meio político; coberturas de festas, eventos, esportes; e muitos comentários sobre bares, salões e teatros de São Paulo. Mas foi só através do grande investimento na indústria publicitária, que A Vida Moderna pôde firmar–se como empreendimento comercial de sucesso.
Fontes:
- CRUZ, Heloisa de Faria. São Paulo em Papel e Tinta: periodismo e vida urbana 1890 – 1915. São Paulo: EDUC, 2000.