A Cigarra ilustra o dia–a–dia da Paulicéia

"Leveza e graça" era o lema da Cigarra, que tinha como compromisso entreter, divertir e agradar os seus leitores.
Veja aqui.

Notícias Gráficas mobiliza trabalhadores

No breve intervalo democrático de 1945 a 64, um jornal sindical chama seus leitores à luta.
Veja aqui.

Inicial Ver todos os jornais Ver todas as revistas

A luta anarquista, em português e italiano

Os imigrantes anarquistas que vieram para o Brasil em fins do século XIX e começo do XX tiveram um importante papel na imprensa de esquerda daquela época. Eram figuras como Oreste Ristori (editor de L’Alba Rossa), Luigi Damiani (La Battaglia e A Plebe), ou o espanhol Primitivo Raymundo Soares, fundador de Germinal. Para enganar a repressão, Soares se apresentava com o pseudônimo de Florentino de Carvalho.

Esses homens já atravessavam o oceano comprometidos com um ideal de luta contra o capitalismo e a exploração do povo. Chegando ao Brasil, se improvisaram em jornalistas, editores, distribuidores e gráficos de fundo de quintal. O objetivo era sempre o mesmo: viabilizar seus jornais, chamar à luta contra os patrões, e levar à classe operária da época uma visão de mundo alternativa à da grande imprensa dos patrões.

Germinal (1902–1913) é um exemplo curioso desses periódicos. A partir de 1913, juntou–se ao jornal La Barricata (1912–1913), publicado em italiano por Luigi Damiani, formando assim um veículo duplo que defendia os ideais libertários em duas línguas. O jornal durou vinte números.

A saga dos anarquistas estrangeiros teve um final melancólico: aos poucos, o governo brasileiro foi forjando leis de expulsão de estrangeiros, cujo o objetivo era combater os "subversivos alienígenas". Assim, muitos deles tiveram que abandonar o país.

Fontes:
– TUCCI CARNEIRO, Maria Luiza, e KOSSOY, Boris, A Imprensa Confiscada pelo DEOPS 1924–1954, Arquivo Público do Estado de São Paulo/ Ateliê Editorial/ Imprensa Oficial, São Paulo, 2003.
Fiches Bibliographiques des Journaux Anarchistes Italiens Publiés au Brésil, Site R.A. Forum, http://raforum.info/?lang=fr, em 11/9/2009.

La Barricata / Germinal
Nº 394 – 20/4/1913