A Cigarra ilustra o dia–a–dia da Paulicéia

"Leveza e graça" era o lema da Cigarra, que tinha como compromisso entreter, divertir e agradar os seus leitores.
Veja aqui.

Notícias Gráficas mobiliza trabalhadores

No breve intervalo democrático de 1945 a 64, um jornal sindical chama seus leitores à luta.
Veja aqui.

Inicial Ver todos os jornais Ver todas as revistas

Fascismo à brasileira constrói rede de imprensa

Jornalista e escritor vinculado à corrente modernista dos verde–amarelos, Plínio Salgado voltou de uma viagem que fez à Itália, em 1930, impressionado com o regime fascista naquele país. Fundou então, em 1932, a AIB (Ação Integralista Brasileira), movimento cultural e político de extrema direita, que pregava a centralização política nas mãos de um Estado com plenos poderes, e era contrário à pluralidade de partidos políticos.

Para divulgar estas idéias, surgiram os veículos de imprensa, como a revista Anauê (1935) e o jornal diário Acção ( 1936 ). Outros periódicos, inclusive locais, participavam da rede de imprensa integralista. Desde o começo, o movimento entrou em choque com sindicatos, partidos de esquerda e alguns setores liberais. Estes choques resultavam, frequentemente, em embates violentos com mortos e feridos.

Já as relações com o governo Vargas eram bastante próximas e amistosas.

A marca mais duradoura da AIB na história brasileira foi o famoso Plano Cohen, fabricado pelo capitão integralista Olímpio Mourão Filho. O Plano alinhava uma conspiração comunista imaginária contra o governo Vargas. Este se apoderou do documento e utilizou–o como justificativa para tomar as medidas de exceção que marcaram o início do Estado Novo, em 1937. Em 11 de maio do ano seguinte, os integralistas, também atingidos pelo fechamento político no país, tentaram tomar o poder. O fracasso dessa tentativa resultou no fechamento definitivo da AIB, que, da perspectiva de Vargas, já havia cumprido seu papel.

Fontes:
- Imprensa Integralista, Imprensa Militante, Rodrigo Santos de Oliveira, Site Domínio Público, http:// www.dominiopublico.gov.br/ pesquisa/ DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=133383, em 26/8/2009.

Acção
Nº 300 – 3/10/1937

Acção
Nº 376 – 4/1/1938