CADASTRO DE USUÁRIO
REDEFINIR SENHA
TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA UTILIZAÇÃO DO ACERVO DIGITALIZADO

DECLARO ESTAR CIENTE:

    a) Os arquivos digitais, obtidos do repositório de acervo digitalizado disponível no “site”, não podem ser repassados a terceiros;

    b) Se os arquivos digitais forem utilizados em teses, publicações, vídeos ou outro tipo de material, mencionar que os documentos originais pertencem ao acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo;

    c) Deverão ser observadas as restrições do art. 4, da Lei n° 8.159 de 08/01/1991 (Política Nacional de Arquivos) que prevê a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas; da Lei nº 9.610, de 19/02/1998 (Lei de Direitos Autorais); dos art. 138 a 145 do Código Penal, que preveem os crimes de calúnia, injúria e difamação; bem como da previsão do art. 5º, inciso X, da Constituição Brasileira, de 1988, que prevê indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas;

    d) O usuário, pessoa física ou jurídica, tem inteira e exclusiva responsabilidade (no âmbito civil, penal, e a qualquer tempo), sobre danos materiais ou morais que possam decorrer do uso dos arquivos digitais, bem como das informações neles contidas, eximindo de qualquer responsabilidade, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e seus agentes;

    e) No caso de arquivos digitais cujo conteúdo não seja de domínio público, as autorizações relativas a direitos autorais e a direitos de imagem, devem ser solicitadas diretamente aos autores, detentores do direito ou aos retratados nos referidos arquivos.

    Declaro que li e estou de acordo com as regras de utilização dos arquivos digitais constantes do repositório de acervo digitalizado, disponível no “site” do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
 

A compreensão sobre o movimento imigratório no estado de São Paulo pode ser buscada também nas listas de bordo dos navios que transportavam imigrantes.Essa documentação encontra-se disponível na coleção Imigração, ligada à Inspetoria de Imigração do Porto de Santos, no período entre 1907 e 1962, sendo que os anos de 1958 e 1959 possuem a maior quantidade de listas. Nelas, constam informações como o nome do vapor, a data de entrada no porto, a quantidade de pessoas e as suas nacionalidades.

Além dessas informações, existem listas de bordo mais ricas, referentes aos anos de 1854 a 1872, que apontam, por exemplo, o nome completo e dados pessoais, como idade, profissão e naturalidade. Muitas delas também informam o encaminhamento dado a essas pessoas ao chegarem ao país, o que possibilita a reconstituição do percurso feito pelo imigrante.

Apresentamos abaixo um levantamento de listas de bordo e navios que atracaram no Brasil entre 1854 e 1962 trazendo imigrantes de diversas nacionalidades. Para ter acesso à imagem do  documento, é possível fazer a pesquisa pelo nome do vapor, por nacionalidade do imigrante e ano de chegada.

Escolha um ou mais filtros abaixo
Vapor

Nacionalidade

Ano
    

Para visualizar o documento é necessário utilizar o Acrobat Reader. Caso ainda não possua este programa clique aqui para fazer o download gratuitamente.

  voltar    imprimir