Memória da Educação

“Memória da Educação” é um site direcionado a pesquisadores e interessados nos documentos sobre a história da educação nos séculos XIX e XX que integram o acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. São destacados aqui alguns conjuntos documentais que já se encontram digitalizados e podem ser pesquisados em nosso repositório digital. Ressaltamos fontes como relatórios, dados estatísticos, instruções pedagógicas, revistas, trabalhos escolares, ou seja, uma multiplicidade de tipos documentais que permitem uma aproximação do pesquisador com a complexidade dessa temática.

A memória da educação paulista conta com uma diversidade de atores, de visões e de temporalidades. Em cada tipo de documentação pode-se vivenciar um pouco da história da educação no campo, na cidade, no litoral, contada pela ótica de alunos, professores, inspetores, diretores. As relações, discordâncias e ausências em seus discursos permitem que se chegue um pouco mais perto das experiências educacionais das gerações passadas.

Variados caminhos convergem nessa documentação: podemos apreender o desenrolar dos métodos pedagógicos, as modificações na estrutura física e patrimonial da educação pública, mas também é possível conhecer diversos aspectos da vida cotidiana da sociedade através de suas relações com o meio escolar. Bom exemplo disso é a utilização dos prédios de vários grupos escolares e escolas como quartéis nas Revoluções de 1930 e 1932, fartamente referenciada em documentos desse período.