Apresentação

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é responsável pela custódia da Coleção Diários Associados, formada pelo arquivo dos jornais paulistas da rede do mesmo nome: o Diário de São Paulo e Diário da Noite.

A coleção abriga aproximadamente 1,5 milhão de documentos. O conjunto é composto principalmente - mas não apenas - de recortes de jornais e ampliações fotográficas. Ele era utilizado para auxiliar o trabalho diário dos jornalistas das duas redações.

A crise que atingiu a Rede dos Diários Associados nos anos 70 causou o fechamento do Diário de São Paulo, em 1979, e do Diário da Noite, em 1980 (veja o histórico dos jornais aqui). Em 1999, o arquivo dos jornais chegou ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. Desde então, a instituição vem se esforçando para vencer o desafio de tratar, organizar e oferecer ao público o acesso a este valioso acervo.

Em 2016, cumprimos uma importante etapa desta tarefa, com a conclusão do projeto “Imagens do Jornalismo Brasileiro: Preservação e Difusão do Acervo Diários Associados”, patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Arquivo Público e pela Associação dos Amigos do Arquivo, através de convênio realizado entre essas duas últimas instituições.

Nas páginas seguintes, o internauta é convidado a conhecer este acervo, através de uma Exposição Virtual construída com as imagens digitalizadas pelo projeto. Ele também pode consultar um catálogo nominal e um catálogo temático em pdf construídos para possibilitar a pesquisa física em todas as pastas do arquivo. Ao final do projeto, o Arquivo Público do Estado de São Paulo cumpre a sua missão de oferecer ao público o acesso a esse importante segmento da memória do estado e do país.