Exposição Atividades Pedagógicas Seleção de fontes

Apresentação

O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo tem a satisfação de apresentar a Exposição Virtual “1932: a guerra paulista”, trazendo aos olhos do público um pouco desse importante momento da história de São Paulo e do Brasil.

Organizada em sete ambientes, a exposição se inicia com a contextualização da política paulista na década de 1930 e termina abordando o legado do conflito para os paulistas.

A exposição contempla ainda outros ângulos como a discussão sobre o caráter separatista ou não do movimento, a utilização da propaganda como estratégia de convencimento, e o papel das mulheres e dos negros no conflito.

Aproveitando a diversidade do patrimônio arquivístico sob a guarda da instituição, oferecemos uma seleção de fontes que pode ser acessada a partir dos ambientes da exposição ou por meio de um link próprio. Da mesma forma, para explorar algumas possibilidades do uso de documentos no âmbito escolar, elaboramos algumas propostas pedagógicas abordando o tema do Movimento Constitucionalista de 1932, que podem ser desenvolvidas por professores em sala de aula.

A partir de documentos iconográficos, textuais públicos, cartazes e jornais oriundos de nosso acervo, esperamos que o público aprecie essa exposição e que, ao navegar pelos seus ambientes, descubra um pouco mais sobre a guerra paulista de 1932, fato de grande importância para a memória pública de São Paulo.

São Paulo, Julho de 2012.

Arquivo Público do Estado de São Paulo