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Réguas para a eliminação de documentos das atividades-fim são as novas ferramentas auxiliares para a avaliação da massa documental acumulada (MDA)

Publicado em 15/12/2021 | Fonte: APESP/Comunicação

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) acaba de finalizar as réguas para a eliminação de documentos referentes às atividades-fim dos órgãos e entidades da administração estadual. Elas serão aplicadas no processo de avaliação da massa documental acumulada (MDA), facilitando a identificação das séries documentais e de seus respectivos prazos de guarda e destinação final. São 46 novos instrumentos, de diferentes secretarias como Educação, Segurança Pública, Saúde; além de entidades como Metrô, Fundação Casa, FAPESP, CDHU e outros.

Essas réguas das atividades-fim são disponibilizadas junto com a régua dos documentos das atividades-meio que foi apresentada no lançamento do projeto de avaliação da MDA, em 20 de outubro deste ano. Todas as réguas estão no hotsite do projeto, na página Material de Apoio.

O que é a Massa Documental Acumulada (MDA)

Os conjuntos documentais que foram armazenados ao longo do tempo, sem a aplicação de Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos e demais critérios oficiais da gestão documental arquivística são chamados de massa documental acumulada (MDA).

Na maioria dos casos, a MDA é constituída por conjuntos documentais - em suporte papel - que têm baixo índice de consulta, já cumpriram os prazos precaucionais e prescricionais e que poderiam ser eliminados ou recolhidos à guarda permanente.

Conheça todos os instrumentos de avaliação e diagnóstico da MDA em: www.arquivoestado.sp.gov.br/web/projetos_acoes/avaliacao_mda.