Topo

CPOS entrega novos lotes de documentos textuais para o APESP

Publicado em 17/03/2021 | Fonte: APESP/Comunicação

Documentos da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), antigo Departamento de Edifícios e Obras Públicas (DOP), continuam chegando ao APESP em março. No dia 12 foram transferidas 908 caixas de documentos intermediários ao Centro de Acervo Administrativo (CAA) e foram recolhidas 76 caixas de documentos textuais para o Centro de Acervo Permanente (CAP) do APESP.

Os documentos estão em quarentena nos depósitos, sendo que aqueles destinados ao acervo permanente terão as informações inseridas no Guia do Acervo e os documentos que estão no acervo intermediário ainda podem ser acessados pela administração pública e cumprirão prazo para determinação de destinação final (eliminação ou transferência para o acervo permanente).

No mês passado foram recolhidas 1.159 caixas de documentos textuais destinados ao acervo permanente e outras 529 caixas foram transferidas para o acervo intermediário. Veja notícia anterior.

Ainda no final do ano passado foi concluído o recolhimento de todo o acervo cartográfico (mapas e plantas) e de biblioteca e hemeroteca da CPOS. Todos os detalhes desses procedimentos estão em notícia publicada no mês de dezembro.

O acervo da CPOS será preservado, tratado e disponibilizado pelo Arquivo Público. A documentação está sendo transferida para o APESP após a determinação de extinção da empresa pública pelo Governo do Estado. Outros acervos que estão sendo recolhidos este anos são os do DER e DERSA.

Recolhimento e transferência de acervos - Todo acervo que chega ao APESP é precedido de parecer técnico, elaborado após a vistoria presencial das condições dos documentos. São seguidas as normas do Decreto nº 48.897/2004 e os procedimentos técnicos da Instrução Normativa APE/SAESP nº 2/2010. As instituições que recolhem acervo para o APESP recebem orientação e acompanhamento de profissionais de diferentes setores do APESP, entre eles os Núcleos de Monitoria e Fiscalização, Conservação, Acondicionamento e de áreas do acervo como o Centro de Acervo Permanente, o Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico o e o Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca.


Acervo textual transferido da CPOS para o CAA


Caixas de documentos textuais da CPOS recolhidos para o Centro de Acervo Permanente (CAP)