Topo

CPOS entrega mais dois lotes de documentos textuais para o APESP

Publicado em 17/02/2021 | Fonte: APESP/Comunicação

Esta semana o APESP recebeu dois lotes de documentos do acervo textual da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), antigo Departamento de Edifícios e Obras Públicas (DOP). Na segunda-feira (15), foram recolhidas 1159 caixas destinadas para o Centro de Acervo Permanente e, na terça-feira (16), realizou-se a transferência de 529 caixas de documentos de acervo intermediário, que foram para o Centro de Arquivo Administrativo (CAA).

Os documentos ficarão em quarentena nos depósitos, sendo que aqueles destinados ao acervo permanente terão as informações inseridas no Guia do Acervo e os documentos que estão no acervo intermediário ainda podem ser acessados pela administração pública e cumprirão prazo para determinação de destinação final (eliminação ou transferência para o acervo permanente).

No final do ano passado foi concluído o recolhimento de todo o acervo cartográfico (mapas e plantas) e de biblioteca e hemeroteca da CPOS. Todos os detalhes desses procedimentos estão em notícias anteriores deste site: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/noticia/ler/apesp-recebe-ultimo-lote-de-plantas-e-mapas-do-acervo-da-companhia-paulista-de-obras-e-servicos-cpos.

O acervo da CPOS está sendo transferido para o APESP após a determinação de extinção da empresa pública pelo Governo do Estado e será preservado pelo Arquivo e disponibilizado para o público. A Companhia Paulista de Obras e Serviços foi criada em 1991, em decorrência da transformação da entidade autárquica Departamento de Edifícios e Obras Públicas (DOP), com o fim de 'administrar, planejar, projetar, construir, reformar, conservar e ampliar os edifícios de propriedade do Governo do Estado ou de entidades sob seu controle, e outros de interesse do Estado' (art. 2º, Lei est. nº 7.394/91).

Recolhimento de acervos

Todo acervo que chega ao APESP é precedido de parecer técnico, elaborado após a vistoria presencial das condições dos documentos. Os recolhimentos seguem as normas do Decreto nº 48.897/2004 e os procedimentos técnicos da Instrução Normativa APE/SAESP nº 2/2010.

As instituições que recolhem acervo para o APESP recebem orientação e acompanhamento de profissionais de diferentes setores do APESP, entre eles o Núcleo de Monitoria e Fiscalização, o Núcleo de Conservação, o Núcleo de Acondicionamento e os setores de acervo, como o Centro de Acervo Permanente, o Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico o e o Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca.


Chegada de caixas transferidas para o CAA


Organização do acervo no depósito do CAA


O desembarque do acervo CPOS destinado ao Centro de Acervo Permanente (CAP)


Caixas colocadas em quarentena no depósito do CAP