Topo

Arquivo Público Digital apresenta repositório seguro para o acervo do APESP

Publicado em 21/11/2022 | Fonte: APESP/Comunicação

O Arquivo Público Digital do Estado de São Paulo já está disponível para acesso no link http://atom.arquivoestado.sp.gov.br/

A ferramenta foi lançada no dia 17 e será aprimorada nos próximos meses. Para isso, o APESP convida todos que queiram pesquisar o acervo que está ali inserido, que envie sugestões e ajude a instituição a melhorar a plataforma, que incorporará os acervos digitalizados e nascidos digitais do Estado de São Paulo. 

O coordenador do Arquivo Público, Thiago Nicodemo, está à frente do projeto e informa que, nos últimos dois anos, o Arquivo desenvolveu um repositório seguro não só para os representantes digitais dos documentos de seu rico acervo, mas uma solução que dará conta dos documentos nato-digitais e digitalizados produzidos hoje no âmbito da administração pública paulista.

Diante da instabilidade e efemeridade dos documentos digitais essa medida garante que os documentos públicos nato-digitais sejam preservados para o futuro em sua integridade e autenticidade. Poucos arquivos no mundo possuem os recursos e ferramentas para cumprir esta missão atualmente. 

A digitalização e disponibilização de acervo aumentou em grande escala, e o sinal disso é o processo em curso de digitalização das mais de dois milhões de fichas do DEOPS (Departamento de Ordem Política e Social), um dos acervos mais consultados do APESP. Até o final do processo, teremos quatro vezes mais fichas digitalizadas em relação às 300 mil fichas acessíveis atualmente. Também já estão digitalizados 25 mil exemplares do jornal Última Hora. O Arquivo pretende ter cerca de cinco milhões de documentos digitalizados e disponíveis de múltiplas formas em seu acervo nos próximos meses. 

Nos últimos anos houve aumento em escala de recolhimentos de acervos, alguns deles considerados patrimônio documental da humanidade, como o do Departamento de Obras Públicas (DOP), o do Complexo Hospitalar do Juquery (em processo de recolhimento), o acervo do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), entre outros. 

A criação de um Arquivo Público Digital permite também uma agência soberana e estratégica integrada a uma expansão de acervo digital que não necessariamente se reduz à reprodução do arquivo físico, tal como fizemos com a incorporação de quase 1 milhão de páginas de prontuários relativos à história da Hanseníase no Estado. Também não podemos deixar de ressaltar os roteiros da TV Tupi, pertencentes à Cinemateca Brasileira.