Topo

APESP recebe último lote de plantas e mapas do acervo da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS)

Publicado em 04/12/2020 | Fonte: APESP/Comunicação

Após dois anos do início do trabalho, hoje foi entregue o último lote de documentos cartográficos da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), antigo Departamento de Edifícios e Obras Públicas (DOP). Ao todo foram 14 lotes, somando 14.478 tubos contendo plantas de edificações, pontes e outros equipamentos. O Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca também já recebeu as 115 caixas de relatórios e encadernados do DOP, do período de 1960 a 1980. O APESP ainda continuará recebendo documentos textuais da CPOS nos próximos meses.

O primeiro lote chegou em 21 de dezembro de 2018, com onze caixas de encadernados e 94 tubos de plantas (veja link da notícia abaixo). Profissionais da CPOS realizaram o tratamento técnico, avaliação, descrição, higienização e acondicionamento de cada lote. Pelo Arquivo Público, várias equipes foram envolvidas no processo de recolhimento, sendo que a recepção no APESP tem sido feita pelas equipes do Núcleo de Acervo Cartográfico, do Núcleo de Acervo Textual Público e do Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca, mesmo durante a quarentena, seguindo os cuidados estabelecidos no Protocolo para retomada de trabalho e atendimento presencial no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Para entregar este último lote com 1371 tubos de plantas, estiveram presentes os funcionários da CPOS Sérgio Pereira dos Santos, Creso Antonio Diniz Rosa, Toni Angeli de Bartolomeu e Flademir Bezerra do Nascimento. No APESP os lotes foram recebidos pela equipe do Núcleo de Acervo Cartográfico, que se revezou para o atendimento.

Os tubos de plantas da CPOS são armazenados nos depósitos do Núcleo de Acervo Cartográfico e passam por tratamento técnico para futura inclusão no Guia do Acervo APESP e disponibilização para o público.

Recolhimento de acervos

Todo acervo que chega ao APESP é precedido de parecer técnico, elaborado após a vistoria presencial das condições dos documentos. Os recolhimentos seguem as normas do Decreto nº 48.897/2004 e os procedimentos técnicos da Instrução Normativa APE/SAESP nº 2/2010.

As instituições que recolhem acervo para o APESP recebem orientação e acompanhamento de profissionais de diferentes setores do APESP, entre eles o Núcleo de Monitoria e Fiscalização, o Núcleo de Conservação, o Núcleo de Acondicionamento e os setores de acervo, como o Centro de Acervo Permanente, o Núcleo de Acervo Cartográfico, o Núcleo de Acervo Iconográfico e o Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca.


Veja as notícias anteriores sobre o recolhimento do acervo da CPOS:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/noticia/ler/primeiro-lote-do-acervo-da-companhia-paulista-de-obras-e-servicos-chega-ao-arquivo-publico.

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/noticia/ler/apesp-recebe-novo-lote-com-1700-tubos-de-plantas-da-cpos.

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/noticia/ler/apesp-recebe-9o-lote-de-documentos-da-cpos-atendendo-a-novo-procedimento-de-recolhimento.



A equipe da CPOS que entregou o último lote, ao lado da diretora do Núcleo de Acervo Cartográfico, Janaína Yamamoto


Chegada do acervo no APESP


O acervo é levado para os depósitos do APESP


No setor de acervo, após quarentena, os tubos são abertos para a retirada e organização de plantas e documentos