Topo

APESP recebe 9º lote de documentos da CPOS atendendo a novo procedimento de recolhimento

Publicado em 23/09/2020 | Fonte: APESP/Comunicação

A Covid-19 exigiu novos cuidados também com o recolhimento e guarda de acervos. Isso foi colocado em prática esta semana, com a chegada de novo lote de documentos da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS). Este nono lote com 1401 tubos permanecerá intacto, em 'quarentena' por dez dias, nos depósitos do acervo Cartográfico do APESP, para evitar qualquer risco de contágio durante o manuseio. Mesmo sabendo que todos os cuidados foram tomados pela CPOS na organização, acondicionamento e transporte do acervo, a medida foi tomada e passará a ser adotada pelo APESP nos próximos recolhimentos.

Desde o final de 2019 o APESP vem recebendo documentos da CPOS, que irá transferir cerca de 15.500 tubos de mapas e plantas ao Arquivo. Neste acervo estão plantas de edifícios, pontes, hospitais, escolas e outros equipamentos públicos.

O material foi recebido no APESP pela diretora do Núcleo de Acervo Cartográfico, Janaina Yamamoto e pelo oficial administrativo Diego Souza, que vêm fazendo a verificação semanal das condições de preservação do acervo cartográfico. Janaina informa que o recolhimento foi realizado de maneira a não colocar em risco a equipe do setor, porque a maioria dos servidores encontra-se em teletrabalho. Após este período de dez dias, a documentação estará pronta para passar por tratamento e manuseio necessários.

Qualquer ingresso de acervo no APESP é precedido de parecer técnico, elaborado após vistoria presencial do acervo. Todas as instituições que recolhem acervo para o APESP recebem orientação e acompanhamento de profissionais de diferentes setores do APESP, entre eles o Núcleo de Monitoria e Fiscalização, o Núcleo de Conservação, o Núcleo de Acondicionamento e os setores de acervo, como o Núcleo de Acervo Cartográfico, neste caso específico.


Embalagens com documentos da CPOS somente serão manuseadas após quarentena