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Programa SP Sem Papel

Sistema SIC.SP

SP Sem Papel é o programa do Governo do Estado de São Paulo que tem por finalidade substituir, de forma gradual, a produção de documentos públicos em papel para o formato digital, beneficiando a Administração Pública em diversos aspectos:

Sistema SIC.SP
  • PRATICIDADE: Acesso via internet com navegação gratuita.
  • EFICIÊNCIA: Mais agilidade e produtividade nas rotinas de trabalho e na gestão de documentos.
  • ECONOMIA: Redução de serviços de logística, de armazenamento e de aquisição de materias.
  • ADERÊNCIA Sistema aderente a Política Estadual de Arquivos e Gestão Documental.

O Programa é formado por dois serviços que visam gerenciar a produção, tramitação e arquivamento dos documentos produzidos pelos órgãos e entidades estaduais no exercício de suas atividades, sendo:

Documentos Digitais

Voltado para a produção e tramitação de documentos entre unidades do próprio orgão/entidade ou entre os distintos órgãos/entidades da Administração Pública Estadual.

Demandas

Utilizado na formalização de convênios entre os órgãos/entidades da Administração Pública Estadual, a Assembleia Legislativa e/ou prefeituras municipais.

SP SEM PAPEL EM NÚMEROS

MAIS DE

1600

DOCUMENTOS MODELADOS

Atualizado em 02 de Março de 2021
Card image
12

MILHÕES DE DOCUMENTOS PRODUZIDOS/ACUMULADOS

72

ÓRGÃOS/ENTIDADES

31

PLANOS DE CLASSIFICAÇÃO E TABELAS DE TEMPORALIDADE APLICADAS


No âmbito do Programa, o Arquivo Público do Estado, por meio do Centro de Gestão e Preservação de Documentos Digitais do Departamento de Gestão do SAESP, atua na implementação da Política Estadual de Arquivos e Gestão Documental, prevendo a transferência e adaptação das diretrizes, normas e procedimentos da política de gestão documental para o ambiente digital, política essa que se aplica tanto aos documentos produzidos em papel quanto aos nato-digitais. Em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – PRODESP, trabalhamos na:



Às normas e procedimentos de gestão documental, com o objetivo de garantir a integridadeo autenticidade e disponibilidade dos documentos no longo prazo;
Adequação do Sistema

Participação em treinamentos, "operações assistidas" e "web dúvidas"

Capacitação dos usúarios

Elaboração e adequação dos modelos digitais, para melhor atender às especificidades dos órgãos.

Modelo de documentos

Além das atividades realizadas em parceria com a prodesp, o Centro de Gestão e Preservação de Documentos Digitais também:


Para auxiliar os órgãos/entidades na adequação dos seus procedimentos, antes realizados no papel, para o ambiente digital;
Elaboração material didático
Esclarecimento de dúvidas sobre normas e procedimentos de gestão documental, por meio da realização de reuniões e atendimentos por telefone e e-mail.
Atendimento técnico

Orientações sobre SP Sem Papel

Centro de Gestão e Preservação de Documentos Digitais – CGPDD (Digital)

Telefone: (11) 2868 4666/ 2868 4669

E-mail: apespdigital@arquivoestado.sp.gov.br