Topo

Fichas de coleta de informações da Comissão de exame e inspeção das habitações operarias e cortiços no Distrito de Santa Efigênia (1893)

Neste banco de dados é possível ter acesso às fichas de coleta de informações da Commissão de exame e inspecção das habitações operarias e cortiços no districto de Sta. Ephigenia, inclusas no Relatório por ela produzido em 1893 ao Secretário de Negócios do Interior doutor Cesário Mota. Este instrumento de busca complementa a iniciativa de publicação do Relatório – encetada pelo Arquivo e Imprensa Oficial –, cujo objetivo é preservar e  difundir a memória pública do Estado de São Paulo.

Em “Cortiços de Sta.Ifigênia: sanitarismo e urbanização (1893)”,  encontra-se o Relatório na íntegra – texto final, fichas de coleta e plantas – e três artigos que analisam o documento produzidos por especialistas na história da saúde, do sanitarismo e da urbanização.

As 65 fichas de coleta de dados da inspeção sanitária contém localização das moradias, nomes dos proprietários e inquilinos, etnia dos moradores, as condições das habitações e as ações necessárias para prover as casas de condições de higiênie. Por meio do banco de dados, é possível acessar as fichas pelo nome do proprietário, endereço, nacionalidade e nome de inquilino.

Clique aqui para visualizar mapa geral

Nota Técnica: Ao visualizar o mapa geral, clique nos pontos vermelhos para acessar o registro das fichas.

Informe um ou mais campos abaixo
Total de registro(s) encontrado(s)