CADASTRO DE USUÁRIO
REDEFINIR SENHA
TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA UTILIZAÇÃO DO ACERVO DIGITALIZADO

DECLARO ESTAR CIENTE:

    a) Os arquivos digitais, obtidos do repositório de acervo digitalizado disponível no “site”, não podem ser repassados a terceiros;

    b) Se os arquivos digitais forem utilizados em teses, publicações, vídeos ou outro tipo de material, mencionar que os documentos originais pertencem ao acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo;

    c) Deverão ser observadas as restrições do art. 4, da Lei n° 8.159 de 08/01/1991 (Política Nacional de Arquivos) que prevê a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas; da Lei nº 9.610, de 19/02/1998 (Lei de Direitos Autorais); dos art. 138 a 145 do Código Penal, que preveem os crimes de calúnia, injúria e difamação; bem como da previsão do art. 5º, inciso X, da Constituição Brasileira, de 1988, que prevê indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas;

    d) O usuário, pessoa física ou jurídica, tem inteira e exclusiva responsabilidade (no âmbito civil, penal, e a qualquer tempo), sobre danos materiais ou morais que possam decorrer do uso dos arquivos digitais, bem como das informações neles contidas, eximindo de qualquer responsabilidade, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e seus agentes;

    e) No caso de arquivos digitais cujo conteúdo não seja de domínio público, as autorizações relativas a direitos autorais e a direitos de imagem, devem ser solicitadas diretamente aos autores, detentores do direito ou aos retratados nos referidos arquivos.

    Declaro que li e estou de acordo com as regras de utilização dos arquivos digitais constantes do repositório de acervo digitalizado, disponível no “site” do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
 
 
Inicial
----------------------------------------
Jornais
----------------------------------------
Ilustrações
---------------------------------------
Temas na UH
---------------------------------------
Galeria
----------------------------------------
Arquivo Publicou
----------------------------------------
Fotografias
----------------------------------------
Tratamento do Acervo
----------------------------------------

   O Jornal

A Ultima Hora foi criada em 1951, e trata-se de um importante periódico da história brasileira. As edições apresentadas nessa página são o resultado de um projeto de digitalização de parte dos exemplares do jornal sob guarda do Arquivo Público do Estado, em parceria com a AMD.

O projeto teve como meta celebrar os 200 anos da imprensa brasileira, em 2008, entregando ao País esse rico acervo preservado em formato eletrônico. Foram digitalizadas 36.000 páginas correspondentes a 60 meses de jornal.

Os exemplares incluem preciosidades históricas, como a morte do presidente Getúlio Vargas, a visita de Fidel Castro ao Brasil, a primeira vez em que o homem pisou a lua, a inauguração de Brasília, o bicampeonato mundial de futebol e o Golpe de 1964, entre outros fatos marcantes do Brasil e do mundo. O time de colunistas que fizeram parte da publicação é grande e conta com nomes como Nélson Rodrigues, Agnaldo Silva, Arthur da Távola, Inácio Loyola Brandão, Jô Soares, Jaguar (caricatura), Juca Chaves, Nelson Motta, Rubem Braga, Walter Negrão.

Para realizar o processo de digitalização dos exemplares, a parceria envolveu funcionários da AMD e do Arquivo Público, que separaram as edições, limparam, microfilmaram e digitalizaram os arquivos, além de colocá-los na web, e três servidores baseados em processadores AMD Opteron responsáveis pelo armanezamento de dados, hospedagem do site e suporte à infra-estrutura de rede.


A Advanced Micro Devices (NYSE: AMD) é líder global no fornecimento de soluções inovadoras de processamento para os mercados de computação, gráficos e eletrônicos de consumo. A AMD se dedica a impulsionar inovações abertas, opções e o crescimento da indústria, com o fornecimento de soluções baseadas nas necessidades dos clientes, que capacitam consumidores e empresas no mundo todo. Para mais informações, visite o site http://www.amd.com.br.

voltar    imprimir