Apresentação

O Fundo Ultima Hora, parte do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, é composto por 166 mil fotografias, 600 mil negativos, 2.223 ilustrações e uma coleção de edições da Ultima Hora1 do Rio de Janeiro entre os anos de 1951 e 1970, em  papel ou microfilme. A documentação foi acumulada ao longo da trajetória da edição carioca do jornal. O valor desse fundo é inestimável, pois as peculiaridades e riquezas da UH permitem que seja fonte para diversos tipos de estudo, tanto técnicos sobre design, jornalismo, ciências políticas e história .

Este site temático busca abarcar a diversidade tipológica do Fundo Ultima Hora, trazendo a público a coleção da edição carioca digitalizada, as ilustrações originais que compõem o Fundo e parte das reproduções fotográficas – neste momento, representadas pela coleção de negativos.

A disponibilização de novas imagens acompanhará a evolução do trabalho de tratamento do acervo, respeitando assim a dinâmica proposta para este e os demais sites temáticos do Arquivo Público do Estado.

Nota
As imagens podem ser utilizadas livremente para finalidades educativas, desde que não atendam a interesses comerciais. Solicitamos a menção ao Arquivo Público do Estado como detentor do acervo e o crédito ao autor. Caso haja interesse em aquisição dos direitos autorais, o interessado deverá entrar em contato com o autor ou seus herdeiros.