DIFUSÃO

DIFUSÃO

A Difusão é o meio pelo qual a Instituição viabiliza o desenvolvimento de ações e produtos que contribuem para a democratização de seu acervo. Como ação ampla, permite e exige a integração de diferentes conhecimentos, de diferentes áreas, de diferentes profissionais. Envolve pesquisa, comunicação, ação pedagógica e uso da tecnologia.

Fazem parte das ações de difusão a publicação de livros, periódicos e conteúdo de internet, os quais estão ligados ao acervo e à memória que ele preserva; a estruturação de exposições, a programação de palestras e cursos; a condução de visitas monitoradas na instituição; o atendimento a grupos de alunos; a preparação de materiais didáticos; o oferecimento de oficinas pedagógicas com documentos de Arquivo, entre outras. Todas essas ações visam atingir o usuário final da informação, seja o aluno, o professor, o pesquisador, o cidadão em geral. Sua função é a de mostrar o potencial do acervo; transformar o documento bruto em pesquisa; incitar a investigação; sugerir interpretações das fontes; produzir leituras da história; dar a conhecer o universo documental com a linguagem que o público final entende.

É por meio da Difusão que é dada visibilidade às fontes, antecipando ao público a riqueza documental de um Arquivo. Sua importância está em chamar a atenção para o que está guardado; em um Arquivo Público, em dar publicidade ao que já é público, mas que muitos não conhecem; em construir, através do conhecimento desse patrimônio, a noção do seu valor.


Para mais informações, contate:
Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa
Telefone: (11) 2089-8123
E-mail: difusao@arquivoestado.sp.gov.br