POLÍTICA DE ACESSO

CAPACITAÇÃO

A Central de Atendimento ao Cidadão - CAC é uma Unidade gerenciada pelo Arquivo Público de São Paulo cujo objetivo é orientar os órgãos da Administração Direta, Indireta e Fundacional do Estado de São Paulo na implementação efetiva de seus Serviços de Informações ao Cidadão - SIC. Igualmente, cabe à CAC também coordenar a integração sistêmica dos Serviços de Informações ao Cidadão - SIC, orientar e capacitar os usuários do sistema SIC.SP.

Nesse sentido, a CAC oferece regularmente capacitações sobre o Serviço de Informação ao Cidadão e a compreensão do sistema SIC.SP no sentido de proporcionar aos servidores e funcionários as ferramentas necessárias para o correto atendimento aos pedidos de informação oriundos da sociedade em geral.

  • IV Seminário de Gestão Documental e Tecnologias da Informação – Oficina de capacitação sobre a Lei federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011: Evento realizado no dia 15 de maio de 2012, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que contou com o apoio da Assembleia Legislativa, do Ministério Público e da Escola Paulista da Magistratura, com objetivo de capacitar servidores públicos sobre os principais aspectos da Lei e seus impactos nas atividades técnicas de gestão documental.
  • II Ciclo de Palestras sobre Arquivos e Gestão Documental – Aperfeiçoamento e Atualização Profissional: O ciclo de palestras ocorreu de 16 a 18 de outubro de 2012, das 9h às 12h30, com carga horária de 11 horas. Foram nove palestras, com o objetivo de disseminar informações sobre a Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011 e sobre o Decreto nº 58.052/2012, que a regulamenta na Administração Estadual, bem como disseminar conhecimentos sobre a política de acesso à informação, sob a responsabilidade do Arquivo Público do Estado. Participaram do evento 107 funcionários do Arquivo Público do Estado e 44 servidores da Assembleia Legislativa, Defensoria Pública, Ministério Público, PRODAM, Tribunal de Justiça, além de representantes dos municípios de Caraguatatuba, Jacareí, Mogi das Cruzes, Santo André, São Paulo e Santos.
  • Seminário Gestão Documental e Acesso à Informação – Estratégias para a implementação do Decreto nº 58.052/2012: O evento foi organizado em parceria com a SEFAZ/SP e ocorreu no dia 29 de novembro de 2012, das 9h às 18h. O objetivo geral foi disseminar informações sobre a Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011 e sobre o Decreto nº 58.052/2012, que a regulamenta na Administração Estadual. O evento contou com a presença 264 servidores dos órgãos/entidades da Administração Pública direta e indireta e 73 servidores das regionais localizadas em 19 polos da Secretaria da Fazenda no interior do Estado, que acompanharam o Seminário através de videoconferência. O evento também foi transmitido ao vivo pela internet, contando com 470 acessos, por meio da TecReg – Tecnologia para Rede de Escolas de Governo. As palestras foram editadas em vídeos e estão disponíveis na página do YouTube (http://www.youtube.com/user/arquivopublicosp/videos) e no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo
  • Um ano da Lei de Acesso à Informação na Administração Paulista – balanço e perspectivas: Evento realizado em 16 de maio de 2013, no auditório do Arquivo Público do Estado, para prestar contas das realizações do Governo durante o primeiro ano de vigência da LAI. O evento ocorreu das 9 às 17h, com transmissão ao vivo pela internet, e contou com a presença de 170 pessoas
  • Capacitações para operação do sistema SIC.SP: Promovidos pela Central de Atendimento ao Cidadão ora em parceria com alguma secretaria específica ora mediante inscrições avulsas dos servidores ou funcionários da administração direta e indireta, em formatos presenciais ou via videoconferência, e têm como objetivo a capacitação dos responsáveis e equipes de atendentes dos Serviços de Informações ao Cidadão para a operação do Sistema Integrado de Informações ao Cidadão - SIC.SP. O conteúdo contempla o conceito, a estrutura e funcionalidades do sistema e aspectos práticos de operação.
  • Desde 2013, foram 732 participantes nos treinamentos para a operação do Sistema SIC.SP, sendo 298 em 2013, 35 em 2014, 142 em 2015 e 257 até 30 de junho de 2016.

CONHECENDO O SISTEMA SIC.SP: CONCEITOS E PROCEDIMENTOS (2º semestre de 2016)

Inscrições Encerradas

CONHECENDO O SISTEMA SIC.SP: CONCEITOS E PROCEDIMENTOS (1º semestre de 2016)
Realização de 5 turmas
Capacitação de 92 integrantes do SIC