ACERVO

GUIA DO ACERVO

O Guia do Acervo é um instrumento que fornece informações básicas sobre um arquivo e seus fundos. Nosso Guia foi criado com a finalidade de fornecer uma visão de conjunto do acervo e facilitar a sua consulta. O resultado final da busca no Guia fornece ao pesquisador fichas com informações sobre todo o acervo custodiado pelo Arquivo, orientando a sua pesquisa.

Em 2013, iniciou-se uma revisão do Guia com o objetivo de adequar as suas descrições aos padrões internacionais de tratamento arquivístico. Esse passo é indispensável para integrar nosso acervo ao ICA-AtoM, um programa gratuito de descrição desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA na sigla em inglês) para disponibilização de acervos por meio da internet. O ICA-AtoM permite, além disso, o cruzamento e a pesquisa de todos os conjuntos documentais disponíveis na sua base, refinando os nossos instrumentos de pesquisa e o controle do acervo.

Enquanto o trabalho de revisão segue, o consulente pode continuar utilizando o Guia do Acervo. A pesquisa no Guia é feita através dos seguintes campos de busca:
- Pela listagem completa dos fundos e coleções constantes no Guia (por exemplo: Altino Arantes, ou Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas);
- Pela data inicial e final;
- Por palavra-chave (por exemplo: “imigração”, “PRP” ou “Revolução de 1932”).

PESQUISA EM CONSTRUÇÃO