ACERVO

ACERVO CARTOGRÁFICO

O Núcleo de Acervo Cartográfico (NAC ) abriga cerca de 30 mil documentos, entre mapas, plantas, croquis, esboços e cadernetas de campo produzidos entre os séculos XVI ao XIX. As peças cartográficas, que possuem grande diversidade de formato, tamanho, apresentação e estado de conservação, são oriundas de diversos órgãos: Museu da Imigração, 2º Cartório de Notas, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), além do próprio Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP).

Todo o material sob a guarda do Núcleo de Acervo Cartográfico está em ambiente com acesso controlado e climatizado, com monitoramento permanente de presença, temperatura e umidade. Ainda, num trabalho conjunto ao Centro de Preservação do APESP, são desenvolvidas ações de conservação e acondicionamento dos mapas, plantas e croquis, para garantir a integridade e zelar pela preservação da história contida nesse material. Paralelamente e em conjunto com o Núcleo do Acervo Iconográfico, são realizados projetos de digitalização, visando disponibilizar ao público o acesso digital a todo o conjunto de documentos.



Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC)

O conjunto documental oriundo do Instituto Geográfico e Cartográfico é formado por cerca de 13.500 documentos, e inclui peças cartográficas da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo (CGG), do Instituto Geográfico e Geológico de São Paulo (IGG) e do próprio IGC, num período que abrande os anos de 1860 a 1990.