Realização:

 

ARQUIVO PÚBLICO
DO ESTADO


 O PROJETO


Histórico do Projeto

Share |

O projeto "Memórias Reveladas - Centro de Referência das Lutas Políticas, 1964-1985" é uma iniciativa da Casa Civil da Presidência da República, com a coordenação do Arquivo Nacional e patrocínio da Petrobras, que objetiva elaborar bancos de dados contendo informações dos arquivos participantes e colocar à disposição do público, pela internet, os registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil durante a ditadura militar.

Em 2008, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre 28 instituições e o Arquivo Nacional para a "implantação de uma política pública de integração em rede de acervos e instituições". Com tal propósito, foi idealizado o banco de dados Memórias Reveladas, alimentado online pelas instituições parceiras, constituído por informações dos acervos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS), acervos de militantes e outras instituições que retratam a luta política no país entre 1964-1985. Também compõem os bancos os conjuntos documentais que estão sob a guarda do Arquivo Nacional, como SNI (Serviço Nacional de Informações), CGI (Comissão Geral de Investigações) e CSN (Conselho de Segurança Nacional).

Esse instrumento de pesquisa e outros recursos como uma galeria de fotos, arquivos sonoros e indicações bibliográficas estarão disponíveis na internet para a livre consulta e permitirão recuperar e identificar informações sobre a repressão no Brasil.

O projeto também contempla uma linha de financiamento para organização e tratamento de acervos de diversos fundos documentais sob a guarda de arquivos públicos estaduais e centros de documentação em universidades e outras instituições, como a Fundação Perseu Abramo e o Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV).

Essa é a primeira iniciativa que articula o Governo Federal e os Estados, para a preservação e difusão de registros documentais. Tal interação possibilitará o cruzamento dos dados que estão sob a guarda de cada Estado, tanto para a pesquisa de pessoas que participaram da luta contra a ditadura quanto para reflexões acadêmicas sobre este momento da história do Brasil.

Acervo DEOPS - Arquivo Público do Estado de São Paulo

Dentre a documentação sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo, os interessados poderão acessar cerca de 400.000 fichas digitais remissivas de dossiês pertencentes ao Acervo Geral do DEOPS, bem como 2.500 dossiês produzidos pela Delegacia Especializada de Ordem Social e 1.500 dossiês oriundos da Delegacia de Ordem Política.

O projeto está em andamento, tendo sua primeira etapa concluída em julho de 2009.

Para ter acesso ao Portal do Projeto Memórias Reveladas clique aqui.

Para ter acesso direto à documentação do acervo DEOPS do Arquivo Público do Estado de São Paulo clique aqui.

Patrocínio