Topo

Seminário Saúde Mental: inclusão e a arte do encontro

Seminário


OBJETIVO
Difundir a riqueza informativa dos documentos produzidos por instituições de saúde pública é o objetivo maior desse evento. Nesse seminário, especificamente, damos destaque a reflexões baseadas em documentos de instituições criadas para o tratamento psiquiátrico. Apresentamos também a transição dos paradigmas no cuidado em saúde mental: do choque à inclusão, e a história da constituição dos Centros de Convivência e Cooperativa-CECCOs, assim como sua especificidade e o lugar da arte no trabalho de inclusão social.
PROGRAMAÇÃO


09h00 - Abertura

Fernando Padula Novaes (Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo)

Josiane Roza de Oliveira (Diretora do Museu Emílio Ribas – Instituto Butantan)

Dr. José Mauro Del Roio Correa (Coordenador Regional de Saúde Norte)

Mesa: Do choque à inclusão

09h30 - Loucura e tratamento: incursão nos arquivos clínicos do Manicômio Judiciário Daniela Alessandra Uga - Doutoranda no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/USP e Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Nove de Julho.

09h35 - Terapias de choque e mecanismos de exclusão: uma análise sobre os prontuários médicos do Hospital do Juquery administrado por Pacheco e Silva

Gustavo Tarelow - Doutorando em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pesquisador do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP.

09h50 - A arte do cuidado como terapia contemporânea

Ricardo Rezende - Mestre em História da Arte pela ECA-USP, tem carreira centrada na área museológica e organização de exposições. Atualmente, é o curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro.

10h10 - Café com Arte

10h40 - Sobre a transição dos paradigmas no cuidado em saúde mentale o lugar dos CECCOs

Izabel Cristina Lopes - Psicóloga sanitarista. Idealizou e implantou os Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOs) de São Paulo (1989 -1992).

11h00 - Arte e a cultura do encontro

Lilian Amaral - Artista Audiovisual, curadora e pesquisadora no campo da Arte Urbana Contemporânea e Patrimônio Cultural em contexto Latino Americano e Europeu. Pós-Doutora em Arte, Ciência e Tecnologia pelo IA/UNESP e Universidade de Barcelona/ES. Professora de Pós-Graduação em Arte e Terapias Expressivas IA/UNESP.

11h20 - Implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no território de Pirituba / Perus (desde 2013)

Adelheid Margarida Molinar Pasetti - Fonoaudióloga / Especialista em Saúde Coletiva. Assessora de Gestão Participativa - Coordenação da Supervisão Técnica de Saúde de Pirituba / Perus.

11h40 - Debate

12h20 - O que fazer sem os arquivos?

12h40 - Visita à exposição e apresentação cultural

13h00 - Encerramento

ORGANIZAÇÃO
Arquivo Público do Estado de São Paulo; Instituto Butantan

APOIO E PARCERIA
Centros de Convivência e Cooperativa –CECCOs das unidades Jaraguá / Perus / Pirituba e São Domingos – Secretaria Municipal de Saúde - Prefeitura de São Paulo

PÚBLICO ALVO

Interessados no tema em geral.

DIAS E HORÁRIOS

03/08/2017 - 03/08/2017

Das às

CARGA HORÁRIA

3 horas

EVENTO FÍSICO

Auditório do Arquivo Público do Estado de São Paulo

Rua Volutários da Pátria, 596 - Santana

PRAZO INSCRIÇÕES

De à

VAGAS

200