Topo

Arquivos e Direitos Humanos

Seminário


OBJETIVO
Arquivos e Direitos Humanos
PROGRAMAÇÃO

9h30 - Abertura solene: Homenagem aos membros históricos da Comissão Teotônio Vilela
Fernando Padula - Coordenador do Arquivo Público do Estado.
Margarida Genevois - Socióloga, uma das fundadoras da CTV, recebeu o título de Cidadã Paulistana em 2008 pela representatividade dos trabalhos em Direitos Humanos.
Maria Ignês Bierrenbach - Assistente Social e Mestre em Planejamento Social. Ex-Presidente da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, integrante do Comitê Gestor do Conselho da Administração e representante no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
José Gregori - Formado pela Faculdade de Direito da USP, Foi Deputado Estadual (1993/1997). Secretário de Estado da Participação e Parceria do governo Montoro (1995/1997) e em 2009 foi nomeado Secretário Especial de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo, e foi Ministro da Justiça (2000/2001). Hoje é presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP.

Mesa: Comissão Teotônio Vilela
10h20 - Comissão Teotônio Vilela: origens, evolução e repercussão.
Paulo Sérgio Pinheiro - Presidente da comissão de investigação da ONU sobre a Síria, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, ex coordenador e membro da comissão nacional da verdade, ex ministro da secretaria de estado de direitos humanos.
11h00 - Arquivos e direitos humanos
Marcelo Quintanilha – Diretor do Centro de Arquivos Privados do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
11h20 - Ativismo em direitos humanos e consolidação democrática
Fábio Silva Tsunoda – Graduação em Ciências Sociais pela Unesp/Marília e mestre em sociologia pela USP. Atualmente é analista de pesquisa no Ibope Inteligência.
11h40 – Debate

Mesa: Arquivos e Direitos Humanos
14h00 - Redemocratização e Políticas de Humanização em São Paulo.
Gustavo Higa – Sociólogo, Mestre em Sociologia e graduado em Ciências Sociais pela USP.
14h20 – A importância da memória para a história dos direitos humanos: o caso do massacre do Carandiru.
Guilherme de Almeida – Professor Doutor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP, pós- doutor em Sociologia da Violência, ex Secretário Adjunto de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.
14h40 - O papel dos arquivos na Antropologia Forense: o caso da vala clandestina de Perus.
Ana Tauhyl – Mestre em Arqueologia, bacharel e licenciada em História. Desde 2014 atua no âmbito da Arqueologia Forense, com investigação preliminar, com a finalidade de proceder à análise de restos mortais oriundos do Cemitério de Perus, São Paulo.

Encerramento
15h – Responsabilidade do Estado, Direitos Humanos e Acesso à Informação
Gustavo Ungaro - Ouvidor Geral do Estado de São Paulo e Membro Titular do Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI, Foi Presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo.
15h20 - Desafios dos Direitos Humanos na atualidade
Oscar Vilhena Vieira – Pós-doutor em Direito, Diretor da FGV DIREITO SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento. Foi Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime, assim como fundador e Diretor da organização Conectas Direitos Humanos. É colunista do jornal Folha de São Paulo.
15h40 – Debate.

ORGANIZAÇÃO
Arquivo Público do Estado de São Paulo

APOIO E PARCERIA
Núcleo de Estudos da Violência (NEV) - Universidade de São Paulo

PÚBLICO ALVO

Interessados no tema em geral.

DIAS E HORÁRIOS

24/08/2017 - 24/08/2017

Das às

CARGA HORÁRIA

(não se aplica)

EVENTO FÍSICO

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana - São Paulo

PRAZO INSCRIÇÕES

De à

VAGAS

200