n. 13 (2021): 30 Anos da "Lei de Arquivos": vitalidades e limites

capa da Revista do Arquivo, no cabeçalho o nome da revista em destaque o número da edição: 13. Fundo creme com destaque para o título do dossiê temático desta edição em preto: "30 anos da 'Lei de Arquivos': vitalidade e limites". Dentro de um bloco azul 'a esquerda, chamadas para os textos de introdução ao Dossiê, Intérpretes do Acervo, Prata da Casa e o especial Debate dosbre a alteração da Lei 8.159/91. 3 círculos ao centro da capa; no primeiro, menor e azul, "4 artigos de 5 autores"; no segundo, médio e laranja, nomes dos autores desses artigos; e no terceiro, maior, uma foto de um depósito de acervo com suas estantes e uma escada de ferro. Ainda do lado direito, uma chamada acima para o texto especial sobre a participação do APESP na

Esta edição nº 13 oferece a leitores e pesquisadores um doossiê que tem como temas centrais os 30 anos da existência da Lei de Arquivos, nº 8.159/1991 e também, no âmbito da gestão documental, o tema do tratamento da Massa Documental Acumulada (MDA). Dentro dessas temáticas, além dos artigos publicados, destacamos os 11 textos que compõem o Debate sobre o Projeto de Lei nº 2.789/2021, que busca atualizar a Lei de Arquivos, e a seção Especial com texto sobre a participação do Arquivo do Estado na 1ª Confeência Nacional de Arquivos. Ainda compõem esta edição: na seção Versão um artigo de autoria de Luciana Duranti sobre preservação na Novem, em tradução inédita, e um Artigo livre sobre o acervo audiovisual do MAM-RJ abrigado no Arquivo Nacional.

Este número foi originalmente publicado online em 2021 em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/13, endereço desativado em 2023, quando os artigos e textos de introdução, debate e versão desta edição foram alocados nesta plataforma OJS, local apropriado e definitivo para este conteúdo científico. Já as seções editoriais (Intérpretes do Acervo, Prata da Casa, Arquivo em Imagens e In Memoriam) que também integram a edição completa disponibilizada aqui em PDF, foram migradas para a nova plataforma da Revista, mais dinâmica e visual.

Publicado: 2021-12-16

Edição completa

Editorial

Versão

Ensaios e Debates

Especial Heloísa Liberalli Bellotto