Preservação na Nuvem

Como se parecerá no futuro um sistema de preservação confiável?

Autores

Palavras-chave:

Preservação digital, Documentos digitais, Amazenamento em nuvem

Resumo

Os países estão começando a olhar para a nuvem como uma infraestrutura crítica, isto é, vital para o funcionamento de sua economia e sociedade. É, portanto, bastante lógico esperar que, no futuro, os sistemas de guarda e preservação documental estarão mais frequentemente na nuvem. Se eles serão confiáveis ou até mesmo, de fato, “sistemas”, ao invés de amálgamas constituídos variavelmente de serviços regulados por contratos padronizados, vai depender da habilidade dos profissionais de documentação em desenvolver padrões internacionais para dados e documentos na nuvem e o impacto desses padrões na política governamental e na opinião pública.

Biografia do Autor

Luciana Duranti, University of British Columbia (UBC)

Luciana Duranti é docente de arquivística e diplomática no Master of Archival Studies na School of Information da University of British Columbia - Vancouver, Canadá. Suas pesquisas têm como foco a preservação da autenticidade de documentos e arquivos digitais em sistemas internos e ambientes em nuvem. Especialista em documentos diplomáticos e eletrônicos; desde 1998 exerce a função de diretora do projeto de pesquisa de documentos eletrônicos, InterPARES (Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos em Sistemas Eletrônicos) 

Márcia Beatriz Carneiro Aragão (tradução)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, possui pós-graduação lato sensu pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Executiva pública no Departamento de Preservação e Difusão do Acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Duranti, L., & Aragão (tradução), M. (2021). Preservação na Nuvem: Como se parecerá no futuro um sistema de preservação confiável?. Revista Do Arquivo, (13), 60–68. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/56

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.