n. 12 (2021): Os arquivos na cadeia de produção do conhecimento e a formação profissional

capa da Revista do Arquivo, no cabeçalho o nome da revista em destaque o número da edição: 12. Fundo amarelo com destaque para o título do dossiê temático desta edição em preto: "Os arquivos na cadeia de produção do conhecimento e a formação profissional". À direita, entre ilustrações de livros, engrenagens e cabeças de perfil, temos a foto de um depósito de acervo. À direita, um bloco de chamadas para os textos de introdução ao Dossiê, Intérpretes do Acervo, Prata da Casa, Vitrine e Resenha. Abaixo 2 blocos com destaques para artigos do dossiê temático e autores convidados

O dossiê temático deste número tem introdução com texto da editora convidada Mariana Lousada e entrevista com Marcia Pazin Vitoriano; cinco artigos que colocam em foco a graduação em Arquivologia, o curso técnico em Arquivo, o ensino da função classificação, a consultoria arquivística, todos no Brasil, e aspectos dos Arquivos em Moçambique, além de resenha sobre a contribuição da espanhola Vicenta Cortés para a arquivologia. Ainda em suua sessão científica, esta edição traz mais três artigos livres, sobre um estudo interdisciplinar com a Linguística, a atualização dos instrumentos de gestão documental na USP, e a incorporação de acervo teatral no patrimônio universitário. A edição completa deste número ainda contém as tradicionais seções editoriais: Intérpretes do Acervo (Marisa Daecto, Marília Cánovas e Yaracê Rêgo); Prata da Casa, sobre Monitoria e Fiscalização; e Vitrine, com um relato de pesquisa sobre a indústria oleira da Vila de Piratininga e uma crônica/poesia sobre memórias nesse período caseiro da pandemia.

Este número foi originalmente publicado online em 2021 em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/12, endereço desativado em 2023, quando os artigos e textos de introdução, debate e versão desta edição foram alocados nesta plataforma OJS, local apropriado e definitivo para este conteúdo científico. Já as seções editoriais que também integram a edição completa disponibilizada aqui em PDF, estão sendo migradas para a nova plataforma da Revista, mais dinâmica e visual.

 

Publicado: 2021-04-29

Edição completa

Autores Convidados