Os arquivos na cadeia de produção do conhecimento e a formação profissional

Autores

Resumo

Entender a história dos arquivos é também compreender a história da Arquivologia, a partir dos quais a sua teoria foi construída. Os arquivos possuem uma existência muito antiga, já a Arquivologia, enquanto área do saber, começa a delinear sua configuração científica pautada na análise de trabalhos práticos realizados em instituições custodiadoras e detentoras de documentos, desde a segunda metade do século XVIII.

Biografia do Autor

Mariana Lousada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Professora adjunta do curso de Arquivologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Líder do grupo de pesquisa Fundamentos e Perspectivas Arquivísticas. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Lousada, M. (2023). Os arquivos na cadeia de produção do conhecimento e a formação profissional. Revista Do Arquivo, (12), 12–13. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/73