A ampliação do acesso aos arquivos e sua implicação para o entendimento da descrição arquivística

Autores

Palavras-chave:

descrição arquivística, acesso à informação, ciclo vital

Resumo

O artigo analisa como a atividade de descrição arquivística está se adaptando frente às novas demandas de acesso aos arquivos. Para tanto, partimos da leitura da bibliografia especializada para buscar uma aproximação aos conceitos de descrição arquivística, de acesso à informação e, ainda, para entender como se desenvolveu a produção das normas de descrição elaboradas desde os anos de 1980. Percebemos como a descrição tem sido utilizada para possibilitar o controle e o conhecimento sobre o arquivo por parte dos arquivistas e para possibilitar o acesso aos arquivos para públicos específicos. Diante deste panorama, levantamos questões a respeito da necessidade de mudanças nas normas de descrição para que elas possam responder às atuais exigências de amplo acesso e concluímos que há a necessidade de produção de estudos a respeito do usuário e do uso dos arquivos para que se possa repensar as normas de descrição.

Biografia do Autor

Maria Blassioli Moraes, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2004) e especialista em Organização de Arquivos, Universidade de São Paulo (2005)

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Moraes, M. (2019). A ampliação do acesso aos arquivos e sua implicação para o entendimento da descrição arquivística. Revista Do Arquivo, (9), 40–51. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/101

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.