Estudo de identificação tipológica de diploma em arquivo pessoal

Autores

Palavras-chave:

identificação de tipologia documental, arquivo pessoal, diploma

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais do estudo sobre tipologia documental nos arquivos pessoais sob a guarda do MAST, por meio da análise dos diplomas presentes no Arquivo pessoal do ornitólogo Helmut Sick. A pesquisa “Estudo da espécie e tipologia documental de arquivos de ciência e tecnologia” é coordenada pelo Arquivo de História da Ciência do MAST, instituto de pesquisa subordinado ao MCTIC. O Projeto tem o apoio do CNPq por meio de bolsas de pesquisa. Os arquivos pessoais são privilegiados para o estudo dos diplomas, visto que é mais difícil encontrá-los em arquivos institucionais. No âmbito do estudo os diplomas são tipificados de acordo com a atividade ou evento que o produziu, o que facilita a compreensão do documento para as atividades de classificação, arranjo, elaboração de instrumentos de busca e indexação.

Biografia do Autor

Alexandre Faben, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Membro do Grupo de Pesquisa Gênese Documental Arquivística UFF/CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação arquivística, diplomática, tipologia documental e arquivos pessoais. Atualmente é Pesquisador com bolsa do Programa de Capacitação Institucional no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2296885290845772 E-mail: alexandrefaben@mast.br

Maria Celina Soares de Mello e Silva, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Possui doutorado em História Social com distinção e louvor pela Universidade de São Paulo (2007), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995), Especialização em Documentação Científica pelo IBICT/UFRJ (1989) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1987). É arquivista do Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase em organização de arquivos pessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivo de ciência e tecnologia, preservação de arquivos, organização de arquivos, tipologia documental, segurança e disseminação de acervos. Coordena projeto de pesquisa na área de preservação de arquivos de ciência e tecnologia. É Coordenadora do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia - PPACT/MAST/MCTIC.

Referências

Bellotto, H.L. (2002), Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo, Associação de Arquivistas de São Paulo, São Paulo, (Projeto como fazer, 8).

Bellotto, H.L. (2005), Arquivos pessoais como fonte de pesquisa, in “Arquivos permanentes: tratamento documental”, 2 ed. rev. ampl, Ed. FGV, Rio de Janeiro, pp. 263-278.

Camargo, A.M.A. (1998), “Contribuição para uma abordagem diplomática dos arquivos pessoais” Estudos históricos, vol. 11, nº. 21, 1998, pp.169-174.

Camargo, A.M.A. (2009), “Arquivos pessoais são arquivos”, Revista do Arquivo Público Mineiro, nº. 2, jul/dez., pp. 26-39,

Camargo, A.M.A. and Bellotto, H.L. (1996), Dicionário de terminologia arquivística, Secretaria da Cultura, São Paulo.

Camargo, A.M.A. and Goulart, S. (2007), Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais: procedimentos metodológicos adotados na organização dos documentos de Fernando Henrique Cardoso, Edição bilíngue: português e inglês, Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), São Paulo, p. 316.

Haas, J. K., Samuels, H.W. and Simmons, B.T. (1985), Appraising the records of modern science and technology: a guide, Institute of Technology, Cambridge, MA.

LEAL, João Eurípedes Franklin; SIQUEIRA Marcelo Nogueira de. Glossário de Paleografia e Diplomática. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2011.

Mendo Carmona, C. (2004), “Consideraciones sobre el método enarchivistica”, Documenta & instrumenta, vol. 1, pp. 35-46. Disponível em: http://revistas.ucm.es/index.php/DOCU/article/view/DOCU0404110035A/19190>. (Acessado em: jul. 2016).

Museu de Astronomia e Ciências Afins ( 2014), Glossário de espécies e tipos documentais em arquivos de laboratório, MAST, Rio de Janeiro.

Rodrigues, A.C. (2008), Diplomática contemporânea como fundamento metodológico da identificação de tipologia documental em arquivos, Tese de Doutorado em Historia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27112008-151058/. ( Acessado em: abr. 2012).

Silva, M.C.S.M. (2007), Visitando laboratórios: o cientista e a preservação de documentos, Tese de Doutorado em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Silva, M.C.S.M. (2013a), “Configuração e recuperação da informação em documentos de ciência e tecnologia: estudo tipológico no arquivo pessoal do físico Bernhard Gross”, Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 18, nº. 3, jul./set., pp. 160-174.

Silva, M.C.S.M. (2013b), “ Identificação de tipos documentais em arquivos pessoais: estudo no arquivo do físico Joaquim da Costa Ribeiro”, Arquivo & Administração, vol. 12, nº. 2, jul./dez., pp. 1-88.

_______ (Org.). Glossário de espécies e tipos documentais em laboratório. Rio de Janeiro, Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2014.

Silva, M.C.S.M. (2015), “Arquivos pessoais como fonte: reconhecendo os tipos documentais”, in Granato, M. (Org.), Museologia e patrimônio, MAST, Rio de Janeiro, pp. 178-203, (MAST 30 anos de pesquisa, v.1).

Silva, M.C.S.M. and Trancoso, M.C.D. (2015), “Produção documental de cientistas e a história da ciência: estudo tipológico em arquivos pessoais”, História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 22, nº. 3, pp. 849-861.

Publicado

2017-04-04

Como Citar

Faben , A., & Silva, M. C. S. M. (2017). Estudo de identificação tipológica de diploma em arquivo pessoal. Revista Do Arquivo, (4), 1–13 (92. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/213

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.