Sobre a Revista

Revista do Arquivo (ISNN 2447-908-X) é o atual periódico eletrônico do Arquivo Público do Estado de São Paulo, tendo substituído a Revista Histórica desde 2015. O portal https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ dá divulgação ao conteúdo científico publicado nesta plataforma, além de publicar as seções editoriais direcionadas ao público mais amplo.

A partir de 2023, todos os números da Revista migraram para a plataforma OJS. Neste momento, adotamos a publicação de dossiês temáticos, com publicação de artigos originais e relatos de experiência, com fechamento semestral e o recebimento de artigos livres, relatos de experiência, e materiais de outras seções em fluxo contínuo. A Revista tem como foco a promoção de reflexões e debates que contribuam para o estudo e o desenvolvimento das áreas de gestão, preservação, acesso, difusão, pesquisa e ações educativas produzidos a partir dos arquivos. O principal eixo articulador da Revista é a arquivologia em suas múltiplas interfaces com outras áreas de conhecimento. 

Pretende contribuir com as discussões teóricas e metodológicas e o exercício prático nos arquivos, agregando questões advindas de áreas de conhecimento afins.

A Revista do Arquivo é adepta do Acesso Aberto (Open Access) e todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a Licença Creative Commons (CC-BY); não adota a cobrança de taxas para submissão, avaliação ou publicação de artigos. Está alinhada às práticas de ciência aberta e à promoção da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na gestão e operação.  

SEÇÕES

Artigos de dossiê temático: Artigos originais que devem atender à chamada do número, com publicação semestral. 

Artigos livres: Artigos originais que tenham relação com a linha editorial da revista, recebimento e publicação em fluxo contínuo.  

Relatos de experiência: Contempla a troca de conhecimentos, problematizações, soluções voltadas para a gestão, preservação, difusão e ação educativa em acervos. Recebimento para composição de dossiês temáticos, atendendo às chamadas, e também Relatos com tema livre, relacionados à linha editorial da revista, em fluxo contínuo. 

Versão: Publicação de artigos científicos ou textos relevantes estrangeiros, publicados originalmente em outras línguas, traduzidos para o português.

Entrevista: Com profissionais e pesquisadores abordando trajetórias e temas relevantes para a área de arquivos, arquivologia e patrimônio documental.  

Ensaios e debates: Publicação de ensaios com conteúdo original, com exposição de ideias e pontos de vista do autor sobre um tema relacionado à linha editorial da Revista. Ou a proposição de um texto gerador de debate na área sobre temas da atualidade propostos pelo editor ou por colaboradores e debatidos por especialistas que expõem seus pontos de vista. 

Notas de pesquisa: Relato preliminar de pesquisa em andamento enfatizando hipóteses, progressos e dificuldades de pesquisas das áreas de interesse da linha editorial da revista e/ou a partir da utilização problematizada de fundos, coleções e documentos de arquivo.  

Resenhas: Publicação de análises críticas de livros publicados nos últimos dois anos. 

Arquivos em foco: Apresentação e contextualização de conjuntos documentais, sejam fundos, coleções, tipologias,  com a organização de documentos para publicação (imagens, fotografias, documentos com transcrição paleográfica); ou mesmo a apresentação de instituições de gestão e preservação de acervos documentais. 
 

Revista do Arquivo
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana
CEP 02010-000 - São Paulo - SP
Telefones: (11) 2868-4466 / (11) 2868-4467
E-mail: revistadoarquivo@arquivoestado.sp.gov.br

Você pode acessar os números da antiga Revista Histórica aqui