A implantação da política de arquivos, gestão documental e acesso à informação na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entre os anos 2013 e 2016

avanços e desafios

Autores

  • Fernando Aparecido de Oliveira Meyer Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP)
  • Sandra Sotnik Gonik Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP)

Palavras-chave:

gestão documental, informação, saúde

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar os avanços e desafios do trabalho de disseminação da Política de Arquivos, Gestão Documental e acesso à Informação, realizado pela Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Secretaria de Estado da Saúde, entre os anos de 2013 e 2016. Teve origem no relatório de atividades da Comissão e, além de narrativa sucinta das atividades, exposição da Metodologia de trabalho e das visitas técnicas, busca uma abordagem analítica que estimule a discussão da ação concreta da Comissão frente a uma Secretaria, que é estruturalmente diversa e complexa, se pensar as categorias profissionais e áreas do saber que a compõem.

Biografia do Autor

Fernando Aparecido de Oliveira Meyer, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP)

Bacharelado e licenciado em História, no ano de 2000, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Mestre em História Social com a dissertação “A guerra das Malvinas de 1982 na imprensa escrita brasileira”, defendida em 2004, pelo Programa de Pós–Graduação da mesma instituição. Professor de História de 2004 a 2006 para o Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação. Oficial administrativo, entre os anos de 2007 e 2013 no Serviço de Arquivo Médico e Estatística do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Coordenadoria de Serviços da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. Hoje está lotado no cargo de Executivo Público e atua desde outubro de 2013,como membro da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Pasta. 

Sandra Sotnik Gonik, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP)

acharel em História, no ano de 1989, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Concluiu em 2009 o Curso de extensão universitária: “Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos I e II” na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e está cursando pós-graduação em Gestão Arquivística na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Entre 2009 e 2012 atuou como responsável pela organização do arquivo corrente da Associação dos Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinhos Organização Social de Cultura e dos arquivos permanentes das duas unidades geridas por ela: Museu da Imagem e do Som de São Paulo e Paço das Artes. Desde 2012 está lotada como Executivo Público na Secretaria de Estado da Saúde, atuando desde abril de 2014 como membro da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Pasta. 

Referências

Manual de Normas e Procedimentos de Protocolo para a Administração Pública do Estado de São Paulo. 1 ª edição, São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2013, Decreto Estadual nº 60.334, 03 de abril de 2014.

Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividades-Meio. São Paulo: Arquivo do Estado, 2005.

Política Pública de Arquivos e Gestão Documental do Estado de São Paulo. 2ª edição, revista e ampliada, São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2014, 248 p.

Procedimentos para Recolhimento de Documentos de Guarda Permanente. 1ª edição. Coleção Gestão Documental – nº 1. São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2014, 52 p.

SUS no Estado de São Paulo: Atualizações para os gestores municipais. 1ª edição, São Paulo: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, 2013, 206 p.

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Meyer, F. A. O., & Gonik, S. S. (2016). A implantação da política de arquivos, gestão documental e acesso à informação na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entre os anos 2013 e 2016: avanços e desafios. Revista Do Arquivo, (3), 1–13 (48. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/221

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.