Experiências e desafios da gestão documental na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Autores

  • Irene Barbosa de Moura Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo
  • Sidney Faile Ucella Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

Palavras-chave:

administração pública, gestão de documentos, arquivos

Resumo

Este artigo destaca as experiências e desafios que se apresentam no cenário da administração pública atual visando à melhoria da gestão da informação pública na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, bem como traça um panorama histórico desta Secretaria desde a sua fundação até os dias atuais.

Biografia do Autor

Irene Barbosa de Moura , Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

Executivo Público na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, licenciada em História pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, possui pós-graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2431799267508236 E-mail: irenemoura@sp.gov.br

Sidney Faile Ucella , Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

Executivo Público na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, possui Licenciatura em Letras: Português e Inglês pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP e pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5195516400172831 E-mail: sfucella@sp.gov.br

Referências

ALMEIDA, Ana Carla. Sustentabilidade na Administração Pública. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC- Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental. DCRS – Ministério do Meio Ambiente, Brasília, DF.

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Conselho Nacional de Arquivos. Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo. Rio de Janeiro: O Conselho, 2005.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Guia do Acervo – Secretaria de Estado da Cultura – São Paulo: IMESP, 1997.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Plano de Trabalho: programa de gestão documental itinerante. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2011.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividades-Meio. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2005.

BERNARDES, Ieda Pimenta e DELATORRE, Hilda. Gestão Documental Aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.

Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 31 de outubro de 1974.

Guia para elaboração dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos – Ministério do Meio Ambiente -Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano - SRHU/MMA- Brasília - DF -2011.

PENTEADO, Pedro. Gestão de Documentos de Arquivo na Administração Pública em Portugal. Acervo, Rio de Janeiro, v.28, n. 2, jul./dez. 2015.

PEREIRA, Luíz Carlos Bresser. A administração pública gerencial: estratégia e estrutura para um novo Estado. Brasília: MARE/ENAP, 1996.

RODRIGUES, Ana Márcia Lutterbach. A teoria dos arquivos e a gestão de documentos. Perspect. Ciênc. Inf., Belo Horizonte, v. 11, n. 1, jan./abr. 2006.

SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. Trad. Nilza Teixeira Soares. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2002.

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Moura , I. B., & Ucella , S. F. (2016). Experiências e desafios da gestão documental na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Revista Do Arquivo, (3), 1–9 (40. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/220

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.