Gestão documental sistêmica e as adversidades na implantação de um sistema de arquivos na esfera governamental

Autores

  • Fabiana Marques Belém

Palavras-chave:

gestão documental, sistemas de arquivos, SAESP, SIARQ-RS

Resumo

Este artigo visa expor a análise levantada acerca do desenvolvimento e das dificuldades encontradas pelos Sistemas de Arquivo do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Discorre sobre o conceito de Sistema e sua apropriação pela Arquivologia, discutindo a padronização sistêmica e o modelo de redes. Apresenta os dados obtidos em pesquisa e discute os resultados. Conclui que a maioria das adversidades surgidas no desenvolvimento dos Sistemas de Arquivos Estaduais estudados está atrelada à falta de conscientização da importância dos arquivos, somado às de ordem política. Aponta que a maior causa de todo tipo de entrave ao tratamento da informação arquivística governamental é falha do Estado, ao descumprir o seu dever de zelar pelo patrimônio arquivístico e não garantir o direito constitucional de acesso à informação.

Biografia do Autor

Fabiana Marques Belém

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é arquivista pertencente ao quadro de servidores da Defensoria Pública da União em Curitiba.

Referências

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1975, 351 p.

BRASIL. Lei nº 8.159 de 08 de Janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm> Acesso em: 27 Jul. 2016.

CHURCHMAN, C. West. Introdução à Teoria dos Sistemas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1972, c1971. 309 p.

CUNHA, Leila G. C. Sistemas e Redes de Informação. Ciência da Informação. Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 33-43, 1977.

JARDIM, José Maria. A Invenção da Memória nos Arquivos Públicos. Ciência da Informação. Vol. 25, n. 2, p. 1 – 13,1995. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/659/663 Acesso em 27 Jul. 2016.

JARDIM, Jose Maria. Sistemas e Políticas Públicas de Arquivos no Brasil. Niterói: Eduff, 1995, 196 p.

LOPES, Luis Carlos. A Gestão da Informação: as organizações, os arquivos e a informática aplicada. Rio de Janeiro: Arquivo Público, 1997. 143 p.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/dicionrio_de_terminologia_arquivstica.pdf> Acesso em 27 Jul. 2016.

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Belém, F. M. (2016). Gestão documental sistêmica e as adversidades na implantação de um sistema de arquivos na esfera governamental. Revista Do Arquivo, (3), 1–16 (9. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/218

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.