Arquivos para quê?

Editorial/apresentação da edição nº 2 da Revista do Arquivo

Autores

  • Marcelo Antonio Chaves

Resumo

O arquivista francês Bruno Delmas publicou instigante livro com esse título, onde ele cita fato ocorrido em 1976, quando a Secretária de Estado da Cultura da França reuniu seus diretores para apresentações rotineiras e indaga ao diretor geral do Arquivo da França: “Senhor diretor geral, arquivos servem para quê?”. O livro de Delmas, aqui recomendado à leitura, é todo ele uma resposta contundente e convincente à questão levantada no título deste editorial. Não obstante, a inexistência e invisibilidade dos arquivos é fato ainda muito longe de ser superado, o que nos força a nunca parar de elaborar respostas, em todo tempo, em todo lugar.

Este número 2 da Revista do Arquivo vem aumentar o repertório de respostas à questão “arquivos para quê?”. E a resposta se inicia com outra questão: o que seria das comissões da verdade sem os arquivos? Sim, porque a disputa pela verdade, justiça e reparação no Brasil ganhou novo capítulo com a instalação da Comissão Nacional da Verdade em maio de 2012 e a publicação de vários relatórios conclusivos (mas provisórios) entre 2014 e 2015. Durante esse período, vários arquivos no Brasil foram (re)visitados por um novo perfil de pesquisadores, muitos dos quais nunca haviam experimentado a pesquisa numa instituição de custódia.

Biografia do Autor

Marcelo Antonio Chaves

Editor da Revista do Arquivo

Publicado

2016-04-27

Como Citar

Chaves, M. A. (2016). Arquivos para quê? Editorial/apresentação da edição nº 2 da Revista do Arquivo. Revista Do Arquivo, (2), (6–8 versão impressa). Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/230