Colaboradores

Abel Rodrigues

Nasceu no Funchal, Ilha da Madeira, em 1977. Licenciado em História pela Universidade do Minho. Foi bolseiro do Governo Regional da Madeira e da Fundação Berardo. Recebeu o “Prémio Universidade do Minho” por ter terminado a licenciatura com a melhor nota do seu ano. Mestre em História Moderna e Contemporânea, pela mesma Universidade. Diplomado com o Curso de Especialização em Ciência da Informação (variante Arquivos), pela Universidade Portucalense-Infante D. Henrique. Foi Técnico Superior do Arquivo Distrital de Braga/Universidade do Minho (2000-2009) e Responsável pelo Arquivo da Fundação da Casa de Mateus (2009-2015). É atualmente Coordenador do Centro de Documentação e Investigação em Cultura Arquitectónica da Fundação Instituto Marques da Silva/ Universidade do Porto.

Adriana Angelita da Conceição

Pós-doutoranda do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP

Heloísa Liberalli Bellotto

Licenciada e doutora em História pela USP, bacharel em Biblioteconomia pela FESP, e especializou-se em Arquivologia na Escuela de Documentalistas, Madri, Espanha. Na USP, de onde é aposentada, foi pesquisadora e professora de arquivística no Instituto de Estudos Brasileiros e professora da Escola de Comunicações e Artes. Atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em História. Lecionou na UNESP (Campus de Assis, SP) e foi professora visitante dos cursos de Arquivologia da UnB (Brasília), da UNI-RIO (Rio de Janeiro), da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal) e na Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). Foi assessora dos Sistemas de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) e da USP (SAUSP), consultora do Projeto Resgate do Ministério da Cultura do Brasil em Lisboa, Portugal e de outros projetos de organização arquivística em todo o país, assim como tem dado cursos, conferências e comparecido a congressos no Brasil e no exterior. É autora de livros e artigos nas áreas de História, de Arquivologia e de Biblioteconomia, destacando-se as obras Autoridade e conflito no Brasil Colonial e Nem o tempo nem a distância, ambos referentes ao Morgado de Mateus, além de Arquivos permanentes: tratamento documental, Tipologia documental em arquivos e Arquivo: estudos e reflexões.

Norma Cianflone Cassares

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Assunção(2002), especialização em Internship Paper Conservation Office pela Library of Congress - Washington D.C. - EUA(1996) e curso-tecnico-profissionalizante em Tecnico de Quimica Industrial pela Ateneu Mogiano Escola tecnica de Quimica Industrial(1966). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Restauro de acervos bibliograficos.

Pablo Oller Mont Serrath

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista da Fapesp, da Capes, do CNPq e da Cátedra Jaime Cortesão, tendo desenvolvido pesquisas em Portugal junto à Universidade de Évora (2006) e à Universidade de Coimbra (2011). Atualmente, desenvolve estágio de pós-doutorado, com bolsa Capes, no programa de Pós-Graduação em História Econômica da Universidade de São Paulo. É pesquisador vinculado à Cátedra Jaime Cortesão, atuando principalmente nas áreas de História Ibérica, História de São Paulo e História do Brasil Colonial.

Renata Munhoz

Autora da tese de mestrado Edição de Documentos Manuscritos do Século XVIII. Doutora em Letras pela USP, na área de Filologia Portuguesa, com a tese Filologia e discurso na correspondência oficial do Morgado de Mateus: edição de documentos administrativos e estudo das marcas de avaliatividade

Sílvio de Almeida Toledo Neto

Pós-doutor pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2004). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e professor colaborador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (equipa de Filologia).

Vanessa Martins do Monte

Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007) e doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é docente, em regime de dedicação exclusiva, e pesquisadora da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).