Itinerário documental do Morgado de Mateus e o Projeto Resgate

Autores

  • Heloísa Liberalli Bellotto Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Morgado de Mateus, itinerário de pesquisa, governadores coloniais

Resumo

Por itinerário documental quero significar um percurso. Um itinerário é um percurso que um pesquisador deve fazer para obter informações ou levantar dados. No caso presente, tais informações são referentes a Dom Luís Antônio de Souza Mourão, Morgado de Mateus, que governou São Paulo entre 1765 e 1775. O que eu vou apresentar é o esquema dos passos de uma pesquisa em torno de um governador colonial. Na verdade, esse tipo de itinerário pode servir, mutatis mutanti, para realizar-se o estudo de qualquer governador colonial do império luso-brasileiro no século XVIII.

Texto baseado na fala apresentada em vídeo no Seminário “Em nome d’ El Rey: 2º seminário comemorativo dos 250 anos do governo do Morgado de Mateus”. Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, 20 de maio de 2015. 

Biografia do Autor

Heloísa Liberalli Bellotto, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciada e doutora em História pela USP, bacharel em Biblioteconomia pela FESP, e especializou-se em Arquivologia na Escuela de Documentalistas, Madri, Espanha. Na USP, de onde é aposentada, foi pesquisadora e professora de Arquivística no Instituto de Estudos Brasileiros e professora da Escola de Comunicações e Artes. Atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em História. Lecionou na UNESP (Campus de Assis, SP) e foi professora visitante dos cursos de Arquivologia da UnB (Brasília), da UNIRIO (Rio de Janeiro), da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal) e na Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). Foi assessora dos Sistemas de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) e da USP (SAUSP), consultora do Projeto Resgate do Ministério da Cultura do Brasil em Lisboa, Portugal, e de outros projetos de organização arquivística em todo o país, assim como tem dado cursos, conferências e comparecido a congressos no Brasil e no exterior. É autora de livros e artigos nas áreas de História, de Arquivologia e de Biblioteconomia, destacando-se as obras Autoridade e conflito no Brasil Colonial e Nem o tempo nem a distância, ambos referentes ao Morgado de Mateus, além de Arquivos permanentes: tratamento documental, Tipologia documental em arquivos e Arquivo: estudos e reflexões. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0520024683403735

Referências

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Movimentos da População em São Paulo no século XVII. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n. 1, 1966. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/45622/49221>. Acesso em: 25 set. 2015.

Publicado

2015-10-19

Como Citar

Bellotto, H. L. (2015). Itinerário documental do Morgado de Mateus e o Projeto Resgate. Revista Do Arquivo, (1), 1–14 (71. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/244

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.