O arquivo da Casa de Mateus

Autores

Palavras-chave:

arquivística, arquivos de família, Morgado de Mateus

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar as etapas de produção, acumulação e especialmente de reorganização do Arquivo da Casa de Mateus, desde 1641 até o século XX. Para tal, apresentam-se a evolução da família produtora do acervo e os seus sucessivos contextos históricos, com destaque para a intervenção de D. Luís António de Sousa Botelho Mourão. A marcante contribuição do 4º Morgado de Mateus para a reorganização do cartório familiar é revelada por uma metodologia imbuída do espírito racionalista e iluminista, tão em voga no século XVIII, e objetivada na intenção assumida da “ordem para o bom uso”. O seu trabalho, continuado e aprofundado pelo seu filho, tinha como objetivo agilizar a produção, o acesso e o uso da informação para a gestão da Casa. O Arquivo tinha então um caráter utilitário imbricado no valor primário dos documentos. Hoje se mantém como uma incontornável fonte de informação para os estudos históricos.

Biografia do Autor

Abel Rodrigues, Universidade do Porto

Licenciado em História pela Universidade do Minho. Foi bolsista do Governo Regional da Madeira e da Fundação Berardo. Mestre em História Moderna e Contemporânea, também pela Universidade do Minho. Diplomado com o Curso de Especialização em Ciência da Informação (variante Arquivos), pela Universidade Portucalense - Infante D. Henrique. Foi responsável pelo Arquivo da Fundação da Casa de Mateus (2009-2015). Atualmente é Coordenador do Centro de Documentação e Investigação em Cultura Arquitetônica da Fundação Instituto Marques da Silva / Universidade do Porto. Curriculo CiênciaVitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/1F1B-58D2-A478 E-mail: abelrodrigues@fcsh.unl.pt

Referências

- BIBLIOGRÁFICAS

CUNHA, Mafalda Soares da; MONTEIRO, Nuno Gonçalo. As grandes casas. In: MATTOSO, José (Org.). História da Vida Privada em Portugal: a idade moderna. v. 2. Lisboa: Círculo de leitores, temas e debates, 2011.

FUNDAÇÃO DA CASA DE MATEUS. Casa de Mateus: Catálogo do Arquivo. Vila Real: 2005.

RIBEIRO, João Pedro. Observações históricas e críticas para servirem de memórias aos Systemas da Diplomática Portugueza offerecidas ao Serenissimo Principe do Brazil Nosso Senhor publicadas por ordem da Academia Real das Sciencias de Lisboa. Pelo seu sócio João Pedro Ribeiro, Lente de Diplomatica na Universidade de Coimbra. Parte I, Lisboa: Na Typographia da mesma Academia. Anno MDCCXCVIII.

RODRIGUES, Abel Leandro Freitas; SILVA, Armando Malheiro da. A criação das Gavetas na Casa de Mateus: um modelo iluminista de gestão da informação. In: ROSA, Maria de Lourdes (Org.) Arquivos de Família, séculos XIII-XX: Que presente, que futuro? Lisboa: Centro de História de Além-Mar, 2012. Acessível em: http://hdl.handle.net/10216/63549.

SÃO LUÍS, Frei Francisco de. Dois objectos se devem ter prezentes, quando se trata de qualquer Cartório. In: Arquivo de bibliografia portuguesa, ano III, out.-dez., n. 12, Coimbra: Atlântida, 1957.

- MANUSCRITOS

ARQUIVO DA CASA DE MATEUS. Breve História ou Notícia desta Casa de Mateus que serve de introdução à lição dos Títulos para introdução de meu filho. 1800. (SICM / SSC 07.01 / BREVE HISTÓRIA).

Publicado

2015-10-19

Como Citar

Rodrigues, A. (2015). O arquivo da Casa de Mateus. Revista Do Arquivo, (1), 1–8 (9. Recuperado de https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/238

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.