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Equipe do Arquivo Público orienta Coordenadoria do Vale do Paraíba e Litoral da Secretaria da Administração Penitenciária


Dando continuidade às ações do Programa de Gestão Documental Itinerante (PGDI), a equipe técnica do Departamento de Gestão do SAESP realizou no último dia 6 de setembro um treinamento para os funcionários da Coordenadoria do Vale do Paraíba e Litoral (COREVALI) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A atividade aconteceu no município de Taubaté, interior de São Paulo.

Na oportunidade, a equipe do DG-SAESP, formada por Antonio Gouveia (Diretor Técnico do Núcleo de Monitoria e Fiscalização), Marcelo Banevicius e Manuella Ramalho (Executivos Públicos), se reuniu com os servidores das unidades descentralizadas da SAP / COREVALI para orientá-los na aplicação do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio.

Durante o treinamento, vários assuntos referentes à classificação, avaliação e organização de documentos foram abordados, entre eles: o tipo documental e sua classificação através das funções, subfunções e atividades; a utilização do Índice, instrumento auxiliar do Plano de Classificação; os prazos de guarda e destinação final de documentos conforme a Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio; os procedimentos de eliminação de documentos de guarda temporária; as etiquetas das caixas de arquivo; a ordenação do acervo; e a importância da aplicação destes instrumentos para adesão ao Sistema SPdoc.

As dúvidas sobre a aplicação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade de Documentos foram respondidas por meio de exemplos e simulações. Com o treinamento, a equipe acredita ter proporcionado aos presentes as ferramentas necessárias para a implementação da política pública de arquivos e gestão documental nesta Coordenadoria da SAP.

O que é o Programa de Gestão Documental Itinerante (PGDI)?

O PGDI é um  conjunto de ações planejadas pelo Departamento de Gestão do SAESP que prevê o deslocamento de dez equipes técnicas até os órgãos da Administração Direta do Estado para orientar a avaliação da massa documental acumulada, a elaboração e aplicação de planos e tabelas  de temporalidade, bem como o recolhimento de documentos de valor permanente ao Arquivo Público do Estado. (Saiba mais aqui)

Publicado em 16 de setembro de 2011



Leia mais:

11/08/2011 - Programa de Gestão Documental Itinerante orienta a Coordenadoria da Região Oeste da Secretaria da Administração Penitenciária

01/07/2011 - Programa de Gestão Documental Itinerante inicia suas atividades na Secretaria de Administração Penitenciária





Equipe do DG-SAESP durante o treinamento aos funcionários das unidades da SAP / COREVALI



Funcionários das unidades da SAP / COREVALI