Topo

Serviços

Conheça os serviços oferecidos pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo:

Pesquisador consultando o acervo

Consultando o acervo

INFORME: Todos os atendimentos presenciais são realizados com AGENDAMENTO.

Antes de solicitar uma data para consulta, conheça nosso acervo através do Guia do Acervo e outros instrumentos de pesquisa, além de navegar pelo acervo digitalizado, pois pode ser que o documento que procura já esteja disponível em nosso site. Documentos em formato digital não poderão ser acessados fisicamente na consulta presencial.

· PESQUISA NO ACERVO TEXTUAL
O acervo é composto por documentos de origem pública (órgãos e entidades do poder público, em sua maioria do Governo do Estado de São Paulo), desde a época colonial até o século XXI e os documentos de origem privada - arquivos pessoais (ex-governadores, políticos, escritores, artistas, intelectuais) ou instituições privadas (hospitais, bancos, associações, jornais).

Para pesquisar, escreva para consulta@arquivoestado.sp.gov.br.

· PESQUISA EM MAPAS E PLANTAS
Este acervo é composto por mapas, plantas, croquis, fotos aéreas, entre outros.

Para pesquisar, escreva para cartografico@arquivoestado.sp.gov.br.

· PESQUISA EM FOTOGRAFIAS, NEGATIVOS, CARTAZES, FILMES, VÍDEOS, DISCOS E FITAS
São iconografias, documentos audiovisuais ou sonoros.

Para pesquisar, escreva para iconografico@arquivoestado.sp.gov.br.

· PESQUISA EM LIVROS, JORNAIS, REVISTAS E PERIÓDICOS
Acervo bibliográfico e hemerográfico.

Para pesquisar, escreva para biblioteca@arquivoestado.sp.gov.br.

· DOCUMENTOS QUE COMPROVEM A NACIONALIDADE DE IMIGRANTES
Temos muitos documentos e informações para obter um documento que comprove sua nacionalidade ou de algum antepassado, visando, por exemplo, solicitar dupla cidadania ou outras finalidades.

Neste caso, escreva para certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.

· CERTIDÕES OU CÓPIAS CERTIFICADAS PARA COMPROVAÇÃO DE DIREITOS

- Certidões de imigração, veja mais informações na página Certidões sobre imigração em nosso site ou entre em contato com certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.

- Certidões de terras, inventários e testamentos, entre em contato com certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.

- Certidões ou cópias certificadas de documentos do acervo do DEOPS para fins jurídicos, veja mais informações na página do DEOPS em nosso site ou entre em contato com deops@arquivoestado.sp.gov.br.

- Certidões ou cópias certificadas de documentos de assistência médico hospitalar, psicológica e social (Maternidade de São Paulo, Hospital Franco da Rocha de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Professor André Teixeira Lima, Sanatório Pinel, CETREN e prontuários funcionais de servidores de órgão públicos estaduais), contendo dados pessoais e de acesso restrito, para comprovação de direitos, entre em contato com apespdocrestrito@sp.gov.br.

· AGENDAR VISITA AO ARQUIVO
Visitas presenciais ou virtuais, onde é apresentada a estrutura da Instituição e os trabalhos desenvolvidos.
Escreva para acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com o Fale Conosco:

Gestão Documental
A equipe do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (DGSAESP) está disponível para fazer reuniões virtuais pelo TEAMS mediante agendamento pelos telefones ou e-mails disponibilizados abaixo:

Implantação do Programa SP Sem Papel
Orientação sobre operação do sistema 'Documentos Digitais' (SP Sem Papel) e sobre modelagem de documentos digitais
E-mail: apespdigital@arquivoestado.sp.gov.br
Telefones: (11) 2868-4666 / 2868-4669

Atendimento às Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA
Núcleo de Assistência Técnica aos Órgãos do SAESP - NATOS
Orientação sobre classificação e eliminação de documentos, orientação para elaboração de tabelas de temporalidade
E-mail: cgdsaesp@sp.gov.br
Telefone: (11) 2868-4526

Núcleo de Monitoria e Fiscalização - NMF
Orientação sobre transferência e recolhimento de documentos e sinistros com acervos documentais
E-mail: monitoriasaesp@sp.gov.br
Telefone: (11) 2868-4531

Arquivo Administrativo
E-mail: arquivoadministrativo@arquivoestado.sp.gov.br

- Empréstimo e consulta de documentos:
E-mail: atendimentocaa@arquivoestado.sp.gov.br
Telefone: (11) 2868-4544

- Transferência de documentos:
Telefone: (11) 2868-4511

- Avaliação da massa documental acumulada:
Telefones: (11) 2868-4550; 2868-4527 e 2868-4548

Atendimento aos Serviços de Informações ao Cidadão - SIC
E-mail: cac@sp.gov.br

- Orientação sobre operação do sistema SIC.SP:
Telefone: (11) 2868-4505

- Orientação sobre a LAI e classificação de sigilo:
Telefone: (11) 2868-4525

- Orientação sobre o Curso EAD GDAI - Gestão Documental e Acesso à Informação:
Telefone: (11) 2868-4507

Atendimento aos Municípios (Prefeituras e Câmaras Municipais)
Orientação sobre política de arquivos, gestão documental e acesso à informação
E-mail: camsaesp@sp.gov.br
Telefones: (11) 2868-4516 e (11) 2868-4520

Orientação sobre operação do Sistema SPdoc
E-mail: atendimentospdoc@sp.gov.br Telefone: (11) 2868-4512 e 2868-4667

Orientação sobre normas e procedimentos de protocolo e mapeamento de documentos
E-mail: cestaduais@sp.gov.br
Telefones: (11) 2868-4512; (11) 2868-4514; (11) 2868-4515; (11) 2868-4667

Caso tenha dúvidas, entre em contato com o Fale Conosco:

Detalhe do Livro de Registro da Hospedaria dos Imigrantes

O Arquivo Público do Estado de São Paulo emite certidões dos documentos que custodia, respeitados os critérios de organização e conservação dos documentos. A certidão poderá ser por extrato, de inteiro teor ou negativa, conforme o caso concreto.

Certidão em forma de extrato: conterá as informações essenciais à prova que se pretenda fazer com a certificação. Nesta modalidade o serviço será cobrado por certidão.

Certidão de inteiro teor: será feita por meio de transcrição paleográfica reproduzindo integralmente o texto do documento e descrevendo todos os elementos constantes no mesmo. O serviço será cobrado por lauda padronizada em 2.500 caracteres.

Certidão negativa: será emitida sempre que o documento, informação ou dado não for localizado no banco de dados ou na pesquisa aos fundos documentais respectivos. Nesta modalidade o serviço não será cobrado.

Para solicitar uma certidão, é necessário o preenchimento do pedido conforme o tipo de certidão, acompanhado do Termo de Responsabilidade do uso das informações, e, para alguns tipos de certidão, o pagamento de taxa (DARE-SP) segundo a tabela vigente. Após a solicitação da certidão você receberá instruções detalhadas sobre como emitir e efetuar o pagamento da DARE-SP.

Para mais informações, acesse o tipo de certidão ou cópia certificada que você precisa:

- Certidões de imigração

- Certidões ou cópias certificadas de documentos do acervo do DEOPS para fins jurídicos

- Certidões ou cópias certificadas de documentos de assistência médico hospitalar, psicológica e social

O pesquisador que tenha interesse em reproduzir algum segmento do acervo pode fazê-lo com máquina fotográfica própria, preenchendo o pedido de Autorização de Reprodução de Imagens pelo qual se compromete a atribuir os créditos ao Arquivo Público do Estado e declara estar ciente das penalidades previstas por lei quanto à divulgação destas informações.

No caso de obras que não sejam de domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e depende da autorização expressa dos detentores dos direitos, ou na forma da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998).

Ação Educativa apresenta o acervo a visitantes

Neste momento de isolamento social você pode agendar uma visita virtual ao Arquivo Público do Estado e conhecer um pouco do trabalho que realizamos, nosso acervo e instalações! As visitas acontecem com grupos de 05 até 25 pessoas, às terças ou quintas-feiras, às 10h. Os interessados podem solicitar agendamento da visita ou obter mais informações encaminhando e-mail para acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br.

O Arquivo fornece subsídios legais e técnicos para a criação de Arquivos Públicos Municipais, bem como para a implementação de políticas municipais de gestão documental. A orientação é realizada por meio de visitas técnicas, encontros regionais, mensagens eletrônicas e contato telefônico.

Para mais informações, ligue (11) 2868-4516 / 4520 ou entre em contato por e-mail: camsaesp@sp.gov.br.

O Arquivo oferece orientação técnica para os órgãos da Administração Pública Paulista na área da sua especialidade - arquivos, gestão documental e acesso à informação. A orientação é realizada por meio de visitas técnicas, reuniões, mensagens eletrônicas e contato telefônico.

Para mais informações, ligue 2868-4527 / 4528 ou mande sua dúvida ou solicitação para: cgdsaesp@sp.gov.br.

A Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) orienta o cidadão que não sabe a qual órgão ou entidade se reportar para obter um documento, dado ou informação pública de seu interesse, além de implementar e coordenar a integração dos Serviços de Informações ao Cidadão (SIC) instituídos nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

Para mais informações, ligue (11) 2868-4505 ou entre em contato por e-mail: cac@sp.gov.br.

Para os que desejarem consultar documentos custodiados pelo Centro de Arquivo Administrativo, entrar em contato com o Núcleo de Registro e Empréstimo. Telefone: (11) 2868-4548

Para mais informações, ligue (11) 2868-4548 ou entre em contato por e-mail: emprestimocaa@arquivoestado.sp.gov.br

Coordena a aplicação de normas e procedimentos técnicos visando a padronização das atividades de protocolo. Telefone: (11) 2868- 4512 / 4669 ou e-mail: cestaduais@sp.gov.br.

Desenvolvido em conjunto com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo-PRODESP-o sistema informatizado SPdoc promove a gestão arquivística de documentos desde a produção até a sua destinação final: eliminação ou guarda permanente. O SPdoc permite a automatização dos procedimentos de transferência, recolhimento e de eliminação de documentos e a integração entre protocolos, arquivos e Serviços de Informações ao Cidadão - SIC, reunindo em uma mesma base de dados todas as informações e documentos produzidos ou recebidos, em tramitação ou arquivados no estado de São Paulo.

Para mais informações, ligue (11) 2868-4513 ou entre em contato por e-mail: cgspdoc@sp.gov.br.

SP Sem Papel é o programa do Governo do Estado de São Paulo que busca:

· Racionalizar e otimizar os recursos públicos disponíveis, para maior eficiência na execução de políticas públicas, programas e ações de governo, com a qualificação do gasto público;

· Tornar mais eficiente a gestão documental, assegurando a integridade, disponibilidade e autenticidade e, quando for o caso, o sigilo de documentos e informações; e

· Substituir gradativamente a produção e tramitação de documentos para o formato exclusivamente digital.

O portal SP Sem Papel é composto por dois sistemas:

· Documentos Digitais: sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) que visa a produção, tramitação, gestão e controle de documentos digitais;

· Demandas: sistema informatizado para a recepção de demandas, que visa facilitar o relacionamento entre Prefeituras, Assembleia Legislativa e o Governo do Estado de São Paulo e, consequentemente, proporcionar um melhor atendimento à população paulista.

O portal é de uso exclusivo dos servidores públicos da administração estadual, prefeitos e entidades sociais autorizados a produzir documentos digitais e/ou formalizar relação bilateral com o Governo do Estado de São Paulo.