Instituição

Acesso Rápido:

Releases

Arquivo Público disponibiliza na internet jornais do século 19
O Arquivo Público do Estado de São Paulo coloca a disposição do público em seu site (www.arquivoestado.sp.gov.br) nove títulos de importantes jornais do século XIX. Os jornais datam de 1827 a 1888, período inicial da imprensa brasileira, em que se destaca O Farol Paulistano (1827-1833), o primeiro jornal impresso e editado na província de São Paulo. Até então, os pesquisadores tinham acesso apenas aos jornais originais ou em microfilme, no salão de consultas da instituição. Com a iniciativa de digitalizá-los e colocá-los na internet, é possível preservar esta documentação e, ao mesmo tempo, tornar a pesquisa mais fácil e acessível a todos. A primeira prensa foi trazida ao Brasil em 1808, com a vinda da Família Real. Por volta de 1824, o governo imperial começa a perder seu prestigio, com o surgimento de vários jornais de oposição. Na segunda metade do século XIX, a edição de jornais intensificou-se, agora com caráter informativo e periodicidade regular. Os jornais da época eram elaborados, editados e impressos em escolas, associações recreativas e grupos literários, como O Tymbira (1860-1861), jornal acadêmico; O Publicador Paulistano (1857-1859) e O Rebate (1874), ambos dirigidos por estudantes de direito. Destacam-se também as publicações do governo da província como O Compilador Paulistano (1852), que defendia a administração provincial de Josino do Nascimento Silva e O Paulista Official (1828), editado por Luiz Maria Paixão. A partir do final do século XIX os jornais deixam de ser artesanais. Nesse momento, as empresas jornalísticas surgem nos grandes centros urbanos e os principais títulos de jornais mudam para formatos maiores. O desenvolvimento dos meios de comunicação, tais como os correios e o telégrafo, fez com que os jornais também evoluíssem, recebendo informações sobre os principais fatos ocorridos do dia. O avanço tecnológico também facilitou a entrega de assinaturas, ampliando o público leitor. Outros títulos disponíveis no site são: A Redempção (1887), folha abolicionista; Aurora Paulistana (1851), jornal do partido conservador e O Polichinelo (1876), semanário ilustrado e humorístico.

Clique aqui para salvar as imagens

Acesse:

Lançamentos
Lista Completa

Cadastre-se e receba nosso informativo

Fale com o Núcleo de Comunicação
Cadastre-se no mailing