Topo

Imigração, registro de terras e núcleos coloniais (seleção de documentos)

O Arquivo Público do Estado possui milhares de documentos sobre imigração. A digitalização, disponibilizada nesta página, reúne uma seleção de documentos sobre imigração, registro de terras e núcleos coloniais, produzidos entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX. O maior conjunto digitalizado integra o Fundo Secretaria da Agricultura/Grupo Terras, Colonização e Imigração e é composto por cerca de 90 encadernados denominados “Livros de registro de terras e núcleos coloniais (1839-1936)” e 58 caixas de “Requerimentos de colonos (1881-1910)”.

Do mesmo grupo é possível consultar documentos como “Mapas de colonos e quadros estatísticos do movimento de imigrantes (1827-1959)”, “Ofícios e processos dos serviços de terras (1852-1935)” e, do grupo Administração Geral, alguns “Livros copiadores de ofícios, expedição de correspondência, minutas, contabilidade e expediente (1839-1949)” Podem também ser consultados um livro de despesas e receitas de colonos em Núcleo Colonial (E2006), do Grupo Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Fundo Secretaria de Governo da Província de São Paulo, e um livro de registro de frequência de alunos em escola de Núcleo Colonial (E3753), pertencente ao Grupo Instrução Pública do Fundo Secretaria do Interior do Estado de São Paulo.

A base de dados permite a pesquisa aos 28.982 registros e consulta à seleção digitalizada, por meio dos campos Nome, Nacionalidade, Colônia ou Localidade. Destaca-se que o campo Nacionalidade não consta em todos os documentos. Destaca-se que a elaboração da base de dados foi realizada antes do tratamento arquivístico, o que pode implicar em alguma informação divergente à descrição disponível no Guia do Acervo.

Para conhecer outros conjuntos que integram nosso acervo, acesse Documentos sobre Imigração


Informe um ou mais campos abaixo
Total de registro(s) encontrado(s)