Home
Instituição
Estrutura
Acervo
Ação Educativa
Serviços
Links
Cadastre-se


Memória Pública
SAESP
Gerenciamento
de Riscos
Fale Conosco
Acesso Rápido:
Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico


 

Descubra as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o acervo do Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico

O Arquivo Público do Estado de São Paulo possui fotos antigas da cidade de São Paulo?
O Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico não possui imagens específicas de cada bairro de São Paulo. Entretanto, existem em seu acervo fotos de diversos pontos da cidade, como a Estação da Luz, Praça da República, Rua Direita, Largo São Bento, Avenida Paulista, Praça da Bandeira e Bairro da Liberdade, entre outros. Essas fotos foram produzidas no período entre o final do século XIX e meados do XX, e todas elas foram digitalizadas. Divididas entre o "Álbum Vistas de São Paulo", a "Coleção Guilherme Gaensly" e a "Coleção de Fotos de São Paulo", elas podem ser acessadas neste site.

Como posso pesquisar fotos (imagens) e mapas deste acervo?
A pesquisa pode ser agendada através do telefone (11) 2089-8129. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 17h, sendo que o pesquisador pode solicitar o material até as 16h. O pesquisador pode pedir 21 pastas de fotos por dia - ou 21 documentos por dia, quando se tratar de mapas. Entretanto, só se pode solicitar uma pasta de fotos, ou um mapa por vez. No momento, as consultas estão temporariamente suspensas, devido à reforma do prédio atual.

Como faço para agendar uma visita técnica?
Para conhecer os trabalhos executados pelo Centro de Arquivo Iconográfico e Cartográfico, deve-se entrar em contato através do telefone  (11) 2089-8129, de terça a sexta-feira, das 9 às 17h, e  agendar horário para efetuar a visita. No momento, as visitas técnicas estão temporariamente suspensas, devido à reforma do prédio atual.

Encontrei a reprodução de uma imagem com crédito atribuído ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, e desejo publicá-la. Como devo proceder?
O Arquivo não possui direito de uso sobre as imagens; portanto, em caso de publicação, é necessário entrar em contato com o autor. Para uso escolar, fornecemos reprodução digital em baixa e alta resolução, desde que o solicitante assine termos de responsabilidade e compromisso. Para se informar sobre os preços dessas reproduções, ligue para (11) 2089-8129, ou escreva-nos.

Como faço para pesquisar fotografias no site do Última Hora?
A pesquisa pode ser realizada por período, autor ou palavra-chave. Selecione uma palavra num dos campos - ou em mais de um, se quiser refinar a busca. Clique em “buscar”. Se existirem fotos que respondam à sua pesquisa, elas aparecerão organizadas por missões fotográficas, ou seja, reportagens do jornal. Cada missão aparece com uma miniatura de foto ao lado. Clique na miniatura para ver as fotos dessa reportagem.

 
Acesse:


  Última Hora
  Coleções de fotos