Guia do Acervo
Área de Identificação
Código de Referência:
BR SPAPESP USP
Título:
Universidade de São Paulo
Data:
1901 - 1952
Nível de Descrição:
Fundo
Tipo do Arquivo:
Público
Dimensão e Suporte:
Textual: 19,86 m; iconográfico: 3 pastas.
Área de Contextualização
Tipo Atividade:
Nome do Produtor:
Universidade de São Paulo.
História Administrativa/Biografia:
Instituição privada de denominação homônima à da universidade pública fundada em 1934, foi criada em 19 de novembro de 1911 em decorrência da Lei Rivadávia (Decreto nº 8.659, de 5 de Abril de 1911), que permitiu investimentos privados no ensino universitário. A primeira Universidade de São Paulo tinha como proprietários Luís Antônio Santos, Eduardo Augusto Ribeiro Guimarães, Ulisses Paranhos e Spencer Vampré e foi inaugurada em 23 de Março de 1912. Oferecia cursos nas áreas de Belas Artes, Comércio, Farmácia, Medicina e Cirurgia, Odontologia, Medicina Veterinária, Ciências e Letras. No ano de 1913, foi criada a Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo, causando um esvaziamento na faculdade particular e, em 1915, uma nova lei restabeleceu as obrigações do Estado sobre o ensino superior e especificou que as instituições particulares só poderiam ser fiscalizadas e reconhecidas pelo Estado após cinco anos de funcionamento. A última turma da Universidade foi matriculada em 1917 e, em 1928, teve início sua extinção, sendo que somente a secretaria e a reitoria continuaram existindo na rua Barão de Itapetininga.
História Arquivística:
O fundo foi doado ao Arquivo Público do Estado de São Paulo pelo diretor da Faculdade de Direito de São Paulo em 14 de março de 1940. Os trabalhos técnicos de organização do conjunto começaram no ano de 1980, em decorrência das comemorações dos 50 anos da Universidade de São Paulo (USP) fundada em 1934, quando foi elaborado um instrumento de controle que identificou as unidades documentais do conjunto. No ano seguinte, como resultado da primeira intervenção, iniciou-se a elaboração do plano de classificação arquivística, originando o Projeto Classificação do Fundo da Primeira Universidade de São Paulo e, em 1990, foi publicado o Inventário do Fundo USP.
Procedência:
Doado pelo diretor da Faculdade de Direito de São Paulo ao Arquivo Público do Estado de São Paulo em 14 de março de 1940.
Área de Conteúdo e Estrutura
Âmbito e Conteúdo:
Esse conjunto reúne documentação de origens privada e pública, uma vez que se refere à Universidade de São Paulo, instituição privada de ensino, fundada em 1911 e extinta em 1928, que antecedeu a criação da universidade pública de mesmo nome, que foi fundada em 1934 e da qual também consta documentação. Sobre a universidade privada encontram-se documentos das faculdades e órgão de Engenharia, Direito, Odontologia, Medicina, Farmácia, Secretaria Geral, Administração Financeira, Belas Artes, Instituto Luiz Pereira Barreto, Policlínica, Conselho Superior. A documentação inclui livros de matrícula, de inscrições em exames de admissão, livros de atas, relatórios de contabilidade e balancetes, recibos, notas fiscais, folhas de pagamento, faturas, escrituras, teses, listas de alunos e docentes, provas, requerimentos de matrículas, certificados, certidões de nascimento, atestados de vacinação, saúde e bom comportamento, estatutos, memorial do reitor, regulamento e regimento interno, recortes de jornais, cartas, cadernos de desenho, relatórios da universidade e fotos. Constam também, nesse segmento, documentos posteriores a 1928 e referentes aos Fundos Universitários de Pesquisa para a Defesa Nacional, entidade ligada à USP. Fazem parte desse conjunto, também, 58 fotografias com registros das fachadas de prédios, dos corpos docente e discente, das aulas práticas e das salas de aula da instituição privada.
Incorporações:
Sistema de Arranjo:
Área de Condições de Uso
Condições de Acesso:
Sem restrição de acesso.
Condições de Reprodução:
Condições de Uso:
Idioma:
Instrumentos de Pesquisa:
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Guia do Acervo Permanente. São Paulo: Arquivo do Estado, 1999. 3v. ______. Guia de Arquivos Privados do Arquivo do Estado de São Paulo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1994. ______. Inventário do Fundo USP. São Paulo: Arquivo do Estado, 1990.
Área de Fontes Relacionadas
Existência e localização dos Originais:
Existência e localização das Cópias:
Unidades de Descrição:
Nota sobre Publicação:
Área de Nota
Nota sobre Conservação:
Notas Gerais:
Área de Controle e Descrição
Nota do Arquivista:
Descrição preparada e revista por Simone Lucena Cordeiro, Rafaela Leuchtenberger, Karla Karen e Felipe Foresti.
Regras ou Convenção:
BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2007. ______. Conselho Nacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISDF: Norma internacional para descrição de funções. Tradução Vitor Manoel Marques da Fonseca. 1. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008. ______. ISDIAH: Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico. Tradução Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.
Data da Descrição:
4 de agosto de 2009.
Data de Revisão/Atualização:
Área de Pontos de Acesso
Pontos de Acesso:
Sistemas de arranjo do fundo
Arquivo Público do Estado de São Paulo